APL recebe visita de estudantes de Oeiras

A Academia Piauiense de Letras recebeu, sábado (11/03), às 10h, a visita dos estudantes do ensino fundamental e professores do Instituto Barros de Ensino – IBENS, de Oeiras, para um bate-papo sobre Torquato Neto.

Os estudantes foram recepcionados pela presidente da Academia, Fides Angélica Ommati e pelo vice-presidente, Fonseca Neto.

Na oportunidade, o acadêmico Jônathas Nunes, que é tio de Torquato Neto, falou às crianças sobre a infância e a vida deste compositor e escritor piauiense, que deixou obra instigante e foi um dos expoentes do movimento tropicalista.

O padre e acadêmico Tony Batista, fez o uso da palavra e abençoou todos os participantes, através de uma oração.

A APL doou à IBENS, exemplares da Revista da Academia e o Relatório de Atividades da Instituição.

Maria do Socorro Barbosa Barros, diretora sócia do Instituto Barros de Ensino (IBENS), falou sobre a importância de visitar a Academia e conhecer os acadêmicos.

“Além de ouvir relatos tão tocantes, como o do Dr. Jônathas Nunes, sobre Torquato Neto, esta visita foi essencial para possibilitar aos alunos e professores, o contato com a intelectualidade piauiense, pois acreditamos que ser imortal da Academia é assumir-se comprometido com o conhecimento. Agradecemos ao Padre Tony Batista, que nos honrou com sua presença, e concordo com sua fala, quando ele diz que estamos precisando de “influencers” que possam influenciar positivamente esta nova geração. Então, vejo a Academia Piauiense de Letras como esta possibilidade de influenciar e mostrar aos nossos estudantes que eles podem ser protagonistas de suas histórias e, quem sabe, até se tornarem um imortal da APL”, ressaltou.

VISITAS GUIADAS– Para quem interesse em visitar a sede da APL, o agendamento prévio é obrigatório. No caso as instituições que queiram participar, devem fazer a solicitação na sede da APL, situada na Av. Miguel Rosa, 3300 – Centro (Sul), ou através de ofício, encaminhado para [email protected].

Acadêmico Jônathas Nunes, que é tio de Torquato Neto, falou às crianças sobre a infância e a vida do compositor.
Fides Angélica, presidente da APL, acadêmico Jônathas Nunes e Socorro Barros, diretora sócia do IBENS.

Poder do protagonismo feminino

Por conta das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o poder do protagonismo feminino foi o tema da entrevista da presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica Ommati, ao programa “Falando Nisso”, apresentado pela jornalista Maia Veloso, na TV Meio Norte.

A presidente da APL falou sobre o protagonismo feminino em diversas áreas, quebrando diversos tabus e abrindo muitas portas, no setor jurídico, na educação, e agora, sobre ser a primeira mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras, desde 1917.

O programa “Pensando Nisso” foi exibido terça-feira, dia 5 de março.

Acompanhe aqui a entrevista completa:

Dia da Mulher é celebrado na APL

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Academia Piauiense de Letras e o Núcleo Feminino da APL, realizaram no sábado (9), às 10h, uma solenidade comemorativa à data. Mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação profissional foram homenageadas pela Academia. A homenagem especial do ano foi a Jamira Ibiapina Caddah.


A presidente da APL, Fides Angélica Ommati, abriu a sessão e transferiu a presidência dos trabalhos à acadêmica e coordenadora do Núcleo Feminino da APL, Maria do Socorro Rios Magalhães.


Fides Angélica, que tem o mérito de ser primeira mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras, desde 1917, também foi primeira professora do curso de Direito da UFPI e a primeira e única mulher a ocupar o cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí.

No discurso, falou sobre a satisfação da APL em comemorar esta data tão importante para a dignificação da mulher, no Brasil e no mundo.

“Já muito foi conquistado pelas mulheres, mas ainda há muito a ser conquistado. O principal nesta conquista, não é somente a capacidade, a qualidade intelectual, a coragem, mas principalmente, o reconhecimento. E isso vai depender de cada uma de nós mulheres”, enfatizou Fides.

A solenidade contou com a palestra “7 coisas que preciso fazer para diminuir minha chance de câncer”, proferida pelo acadêmico e médico mastologista Luiz Ayrton Santos Júnior.

A lista das homenageadas foi elaborada pelo Núcleo Feminino:

  1. Antônia Valtéria Melo Alvarenga – Área: Pesquisa Historiográfica
  2. Carmem Lúcia Pereira Lima – Área: Gastronomia
  3. Elisabeth Rodrigues de Oliveira Nunes Brandão – Área: Política
  4. Emília Pereira da Silva Nunes – Área: Voluntariado
  5. Gina Castelo Branco Vasconcelos – Área: Arte e Empreendedorismo
  6. Lerislene Tatiana Machado Silva Mota – Área: Serviço Público
  7. Lídia Brito da Silva – Área: Jornalismo
  8. Lúcia Maria de Sousa Aguiar Dos Santos – Área: Saúde
  9. Luciana Severo Frota – Área: Arte E Educação
  10. Luri Almeida – Área: Marketing
  11. Marcela Clarissa Damasceno Rangel de Farias – Área: Educação Básica
  12. Maria Lila Castro Lopes De Carvalho – Área: Justiça
  13. Neusa De Almeida Do Rego Monteiro – Área: Música

Mulheres na APL

Cinco mulheres integram a Academia Piauiense de Letras: Nerina Castelo Branco (decana), Fides Angélica, Teresinha Queiroz, Socorro Rios Magalhães e Niéde Guidon.

No passado, integraram a APL: Luiza Amélia de Queiroz Brandão (patrona da Cadeira 28), Amélia de Freitas Beviláqua (primeira ocupante da Cadeira 23), Emilia Castelo Branco de Carvalho, Emília Leite Castelo Branco, Maria Isabel Vilhena e Alvina Gameiro.

Fazendo parte do rito, Maria do Socorro Rios Magalhães, coordenadora do Núcleo Feminino da APL, presidiu a solenidade.
Acadêmico e médico mastologista Luiz Ayrton Santos Júnior, proferiu palestra sobre câncer.
Com a homenageada especial, Jamira Ibiapina Caddah.
Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, homenageada pela área da Justiça, discursou representando todas as homenageadas.

Dia Internacional da Mulher será celebrado em solenidade na APL

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Academia Piauiense de Letras e o Núcleo Feminino da APL, realizará neste sábado (9), às 10h, uma solenidade comemorativa à data.

O evento contará com a palestra “7 coisas que preciso fazer para diminuir minha chance de câncer”, a ser proferida pelo acadêmico e médico mastologista Luiz Ayrton Santos Júnior. Na solenidade será prestada homenagem a mulheres que contribuem para o engrandecimento do Piauí.

Núcleo Feminino da APL, em São Raimundo Nonato.

APL recebe SEDUC para implantação da literatura piauiense nas escolas

A Academia Piauiense de Letras recebeu, na manhã de hoje (7), representantes da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, em cumprimento ao andamento das atividades referentes à implantação do estudo da literatura piauiense nas escolas.

A reunião contou com a participação da Comissão de Literatura da Academia, presidida pelo acadêmico Carlos Evandro Martins Eulálio, e com representantes da SEDUC, composta por Walderice de Carvalho Rodrigues, gerente de formação e Silvia Maria da Silva Costa, professora formadora institucional.

Na oportunidade, foram fixadas a colaboração da Academia para o treinamento dos professores que irão ministrar a disciplina de Literatura Piauiense nas escolas estaduais, como também estratégias para providenciar esta ação.

A presidente da APL Fides Angélica Ommati, falou da satisfação em iniciar esse real fortalecimento da política de apoio e incentivo à literatura local.

“A APL se sente muito feliz em ver se realizando uma das metas fundamentais da instituição que é a ampla divulgação da literatura piauiense. Isso servirá de incentivo aos jovens para que não só valorizem, como também se interessem por nosso estado”, comemorou.

A gerente de formação da SEDUC, Walderice de Carvalho Rodrigues, enfatizou sobre a importância da ação.

“É um trabalho muito significativo com a valorização do que é nosso, que precisa ser expandido às escolas, para que os estudantes conheçam profundamente os grandes nomes que compõem a nossa literatura e que eles compreendam que dentro da literatura brasileira temos a literatura do Piauí, com referências de destaque”, frisou a gerente.

Na gestão anterior, presidida pelo acadêmico Zózimo Mendes Tavares, a APL se empenhou pela implantação do ensino de literatura piauiense nas escolas do Estado; e pela inclusão do tema nos concursos públicos – providência já adotada pelo IFPI e pela Assembleia Legislativa, e que agora, se estenderá para as escolas estaduais do Piauí.

Silvia Maria da Silva Costa, professora formadora institucional e Walderice de Carvalho Rodrigues, gerente de formação da SEDUC
Membros da Comissão de Literatura da APL e representantes da SEDUC.

Duas obras são lançadas na APL

A Academia Piauiense de Letras lançou, sábado (2), dois livros: “Prefaciando e Apresentando”, da presidente da APL e acadêmica Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, com apresentação de José Guilherme Férrer Pompeu; e “A História de um Idealista”, de Manoel Carvalho de Oliveira, apresentação Zózimo Tavares Mendes.

Estiveram presentes familiares, professores e amigos dos autores, entre outros convidados.

Além dos acadêmicos, se fizeram presentes: o ex-secretário de Educação Átila Lira, ex-senador de Teresina Elmano Férrer, vice-presidente da OAB-PI Álvaro Mota, o vice-reitor da UFPI Viriato Campelo.

Após o lançamento dos livros houve sessão de autógrafos e coquetel.

A presidente da APL Fides Angélica presidiu a solenidade de lançamento dos livros. Fotos: Jairo Moura
Fides Angélica, autora do livro “Prefaciando e Apresentando”.
Manoel Carvalho de Oliveira, autor do livro “A História de um Idealista”.
José Guilherme Férrer Pompeu apresentou a obra “Prefaciando e Apresentando”, de Fides Angélica Ommati.
“A História de um Idealista” teve a apresentação do acadêmico Zózimo Tavares Mendes.
Ricardo Ommati, filho da autora Fides Angélica Ommati, que veio de São Paulo para prestigiar o lançamento.
Foto oficial com acadêmicos e autoridades participantes.

APL lança dois livros neste sábado

Neste sábado, a partir das 10h, a Academia Piauiense de Letras vai lançar dois livros: “Prefaciando e Apresentando”, da presidente da APL e acadêmica Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, com apresentação de Guilherme Férrer Pompeu; e “A História de um Idealista”, de Manoel Carvalho de Oliveira, apresentação Zózimo Tavares Mendes.

Na obra “Prefaciando e Apresentando”, a autora reúne prefácios e apresentações por ela redigidos, para elucidar sobre dúvidas frequentes em relação ao prefácio e apresentação, se têm a mesma natureza, igual finalidade, ou, em contrário, são diferentes e afins.

“A História de um Idealista” conta a trajetória profissional de Manoel Carvalho de Oliveira desde o seu nascimento, em Água Branca, em 25 de março de 1941; suas incursões pelo comércio, ainda muito jovem, e, mais tarde, o exercício do magistério e da advocacia.

APL recebe visita da Academia Juvenil de Letras

A Academia Piauiense de Letras recebeu, nesta quinta-feira (29/02), a visita dos estudantes da Colégio Pró-Campus Júnior, integrantes da Academia Juvenil de Letras (AJULE) e orientados pela professora Vera Abreu.

A visita foi guiada pela presidente da Academia, Fides Angélica Ommati e os estudantes puderam conhecer a história e o interior da sede da APL.

Na ocasião, foi exibido o documentário “Sonho que saiu do papel”, sobre a história da Academia Piauiense de Letras, produzido pelo documentarista Luciano Klaus.

A APL distribuiu aos acadêmicos juvenis exemplares da Revista da Academia e o Relatório de Atividades da Instituição.

Vera Abreu, coordenadora da AJULE, explicou que o projeto conta com 25 cadeiras ocupadas por discentes selecionados através de um concurso interno e que o objetivo é incentivar os estudantes a serem leitores críticos.

“Buscamos, através dessa inciativa, torná-los leitores que realmente entendem porque a literatura tem o seu valor, incentivando-os a serem escritores e escritoras, e quem sabe um dia fazerem parte da APL”, frisou.

O acadêmico Herculano Moraes, falecido em 2018, era padrinho da Academia Juvenil de Letras.

VISITAS GUIADAS– Para quem interesse em visitar a sede da APL, o agendamento prévio é obrigatório. No caso as instituições que queiram participar, devem fazer a solicitação na sede da APL, situada na Av. Miguel Rosa, 3300 – Centro (Sul), ou através de ofício, encaminhado para [email protected].

Fides Angélica, presidente da APL e Vera Abreu, coordenadora da AJULE.
A AJULE conta com 25 cadeiras ocupadas por alunos selecionados através de um concurso interno.
Membros fundadores da AJULE com o escritor e acadêmico Assis Brasil, que faleceu em 2021.

APL inaugura lojinha de souvenirs

A Academia Piauiense de Letras abriu as portas para o turismo e inaugurou uma lojinha de souvenirs na sede. A instituição agora, além das visitas guiadas, disponibiliza à venda: livros, canetas, pastas, chaveiros, broches, sacolas, nécessaires, entre outros itens.

Os produtos são perfeitos para os acadêmicos e visitantes que gostam de presentear entes queridos com alguma lembrança de uma viagem especial.

A sede da APL está situada na Av. Miguel Rosa, 3300 – Centro (Sul).

Presidente Fides Angélica apresentando a lojinha da APL aos acadêmicos.

Novo livro de Homero aborda o humor

“Humor também fala sério”, o novo livro do acadêmico Homero Castelo Branco, foi distribuído na sessão deste sábado (24/02) da Academia Piauiense de Letras.

O autor distinguiu os confrades da APL com um exemplar da obra, que faz uma abordagem bem-humorada da vida.
Nela figuram diversas personalidades da história universal, do Brasil e do Piauí, em narrativas com pitadas de humor, sobre as mais variadas temáticas.

A reunião de sábado da APL foi conduzida pela presidente Fides Angélica Ommati, com a presença de vários acadêmicos.

O novo livro do acadêmico Homero Castelo Branco faz uma abordagem bem-humorada da vida.

APL prestigia Santa Missa Jubilar do acadêmico Padre Tony Batista

A presidente da Academia Piauiense de Letras Fides Angélica, participou, nessa terça-feira (20), da Santa Missa Jubilar em comemoração aos 50 anos de ordenação sacerdotal do acadêmico e padre Tony Batista, sexto ocupante da Cadeira 22.

A cerimônia religiosa contou também com a presença dos acadêmicos Felipe Mendes, Zózimo Tavares e Fonseca Neto.

Santa Missa Jubilar. Créditos: Renato Bezerra
A presidente da Academia Piauiense de Letras Fides Angélica.

Núcleo Feminino da APL faz reunião inaugural

O Núcleo Feminino da Academia Piauiense de Letras fez a reunião inaugural deste ano, sábado (17/02), às 9h. O Núcleo tem a coordenação de honra da decana Nerina Castelo Branco e a coordenação executiva da acadêmica Socorro Rios Magalhães.

Na oportunidade, foi discutido sobre a celebração do Dia Internacional da Mulher na APL e as mulheres homenageadas para o 8 de março.

O Núcleo Feminino é constituído das esposas e viúvas dos acadêmicos e tem como finalidade o apoio às atividades da Instituição.

Núcleo Feminino prestigiando a posse da presidente Fides Angélica.
Núcleo participando ativamente das viagens de interiorização da Academia Piauiense de Letras – APL.

Recital e lançamento de livros na reabertura do auditório da APL

A Academia Piauiense de Letras celebrou, neste sábado (17), a entrega da reforma do auditório Acadêmico Wilson de Andrade Brandão, em uma solenidade repleta de significados e memórias.

A cerimônia contou com o descerramento da placa, um concerto do violonista Erisvaldo Borges e os lançamentos dos livros “Parábolas do Reino de Deus”, do acadêmico Francisco Miguel de Moura e “Piauí: oportunidades de investimentos”, do acadêmico Magno Pires.

A reforma foi iniciada em novembro passado, com recursos de emenda orçamentária no valor de R$ 100 mil do deputado e acadêmico Wilson Brandão, destinada à APL, via Secretaria Estadual de Cultura.

O projeto arquitetônico da reforma foi doado à Academia pela Universidade Federal do Piauí, através do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O evento foi prestigiado por intelectuais, escritores, professores, estudantes e autoridades, entre elas o vice-reitor da UFPI Viriato Campelo, presidente da Assembleia Legislativa Franzé Lima, presidente da OAB-PI Celso Barros Neto, ex-senador Elmano Férrer, deputado Fábio Novo, ex-governador Wilson Martins. Participaram ainda da cerimônia os acadêmicos da Academia de Letras do município de Pedro II, familiares do acadêmico Wilson Brandão, membros do Núcleo Feminino da APL.

PRESENÇAS: Além da presidente Fides Angélica, que conduziu toda a solenidade, estiveram presentes os acadêmicos Zózimo Tavares, Moisés Reis, Jesus Elias Tajra, Magno Pires, Antônio Soares Batista, Francisco Miguel de Moura, Carlos Evandro, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fonseca Neto, Teresinha de Jesus Queiroz, Francisco Valdeci Cavalcante, Itamar Costa, Jonathas Nunes, Luiz Ayrton Santos Júnior, Nelson Nery Costa, Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo, Reginaldo Miranda, Socorro Rios Magalhães e Wilson Brandão.

Fotos