Palestra na APL debate Humanidades Digitais

Compartilhe o conteúdo!

Elton Gomes, professor em ciências políticas, proferiu palestra sobre Humanidades Digitais na APL.
Elton Gomes, professor em ciências políticas, proferiu palestra sobre Humanidades Digitais na APL.

A Academia Piauiense de Letras recebeu, nesta manhã (6), em sua sessão ordinária, o professor e doutor em ciências políticas Elton Gomes dos Reis, para proferir uma palestra sobre Humanidades Digitais e também para falar sobre sua recente experiência na Fundação Biblioteca Nacional.

“É uma satisfação e uma honra participar nesta egrégia e benemérita instituição cultural, mais que centenária, Academia Piauiense de Letras, com grandes e importantes nomes para a cultura brasileira nordestina, que abrilhantam a literatura nacional. É uma experiência de importância e vulto, na qual nós podemos compartilhar o pouco de nossa atividade intelectual acadêmica, na interação com a tecnologia digital e as ciências humanas”, destacou Elton Gomes.

Os acadêmicos puderam ouvir o palestrante falar sobre a sua experiência como coordenador geral de pesquisa e editoração da Fundação Biblioteca Nacional, onde ele teve contato com as academias estaduais e outras grandes instituições de cultura, acervo e memória.

O presidente da APL em exercício, Magno Pires, agradeceu a presença de todos, bem como a colaboração do professor visitante.

“A palestra foi brilhante! Elton tem conhecimento consolidado, por isso é fluente em sua fala. A APL agradece por trazer seu estudo moderno que poucos têm a oportunidade de conhecer”, enfatizou Magno Pires.

Na ocasião, o professor foi presenteado com livros da Coleção Centenário e exemplares da Revista da Academia Piauiense de Letras, pelos acadêmicos Magno Pires, Socorro Rios Magalhães e Zózimo Tavares.

Sobre o palestrante – Elton Gomes dos Reis possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e Mestrado em Ciência Política pela mesma instituição (2009). Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente, é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro da seção brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). Também é Senior Fellow do Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID). Integra o Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (Nepi) do Departamento de Ciência Política da UFPE. É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI) do Departamento de Relações Internacionais da UFPB. Exerceu o cargo de coordenador geral de pesquisa e editoração da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).