Fides Angélica visita Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim

Compartilhe o conteúdo!

Fides Angélica visitou o Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim, com exposição sobre a vida e obra do poeta.
Fides Angélica visitou o Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim, com exposição sobre a vida e obra do poeta.

A Presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Fides Angélica Ommati, visitou no dia 5 de abril, o Espaço da Cidadania do Tribunal Regional Eleitoral, em São Paulo, e conferiu, in loco, a homenagem conferida por aquela Justiça ao poeta Paulo Bonfim, magistrado-poeta de vida virtuosa em São Paulo.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), vai inaugurar quinta-feira (14), às 11 horas, o Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim, com exposição sobre a vida e obra do poeta.

O novo espaço, criado para receber exposições que resgatem a memória da Justiça Eleitoral, apresentará, ainda, a atuação do intelectual na história da Corte Eleitoral paulista e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Sobre Paulo Bomfim:

Jornalista profissional, Paulo Bomfim (1926-2019) iniciou suas atividades jornalísticas em 1945 no Correio Paulistano. Foi diretor de Relações Públicas da “Fundação Cásper Líbero” e, em 1963, entrou para a Academia Paulista de Letras. Foi também presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, além de assessor da Presidência do TJSP.

Em 1999, Paulo Bomfim foi convidado pelo então presidente do TRE-SP, desembargador Nelson Schiesari, para formar uma unidade museológica do Tribunal. Com a experiência adquirida na presidência do Conselho Estadual de Cultura e no conselho curador da Fundação Padre Anchieta, além de ter atuado como consultor voluntário do Museu do Tribunal de Justiça, o poeta encabeçou visitas técnicas a diversos órgãos culturais.

Por meio de sua atuação, foram obtidos gratuitamente materiais textuais e imagéticos para a exposição de inauguração do Centro de Memória Eleitoral (Cemel) do TRE-SP, denominada “Memória da Democracia”, em 12 de agosto de 1999. Paulo Bomfim foi coordenador cultural honorífico da unidade, por 20 anos, até seu falecimento em 7 de julho de 2019.

Paulo Bomfim e o maestro Júlio Medaglia, coautores do Hino da Universidade de São Paulo.