Os acadêmicos Carlos Evandro Eulálio, Socorro Rios Magalhães e Zózimo Tavares gravaram no Canal Educação as primeiras aulas para o Projeto “Literatura Piauiense na Escola”.
O projeto é executado desde o ano passado através de uma parceria da Secretaria Estadual de Educação com a Academia Piauiense de Letras, com o objetivo de implantar o ensino de Literatura Piauiense nas escolas da rede estadual.
Nesta fase, os acadêmicos ministram aulas de capacitação para 1.200 professores que vão trabalhar a disciplina nas escolas da rede estadual de ensino.
Os encontros são presenciais e através do Canal Educação. As primeiras aulas foram gravadas no sábado, 22 de junho, nos estúdios do Canal Educação.
O programa
A primeira aula do programa foi ministrada pela acadêmica Socorro Rios Magalhães, doutora em Literatura e professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Ela ministrou aula sobre a origem, a formação e a evolução do Sistema Literário Piauiense.
O acadêmico Carlos Evandro, mestre em Educação, trabalhou a obra “A Harpa do Caçador” (1884), de Teodoro Castelo Branco.
Já o acadêmico Zózimo Tavares, que foi professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Piauí, fez uma abordagem sobre o livro “Lira Sertaneja” (1881), de Hermínio Castelo Branco.
Obras e autores das diversas fases literárias do Piauí serão estudadas através do Projeto “Literatura Piauiense na Escola”.
As aulas serão disponibilizadas através das plataformas digitais da SEDUC para professores inscritos no projeto.