A Academia Piauiense de Letras (APL) e a Academia de Ciências do Piauí (ACIPI) lançaram, sábado (22), às 10h, o livro “Uespi: entradas e bandeiras”, de autoria do acadêmico Jônathas de Barros Nunes.
A solenidade aconteceu no auditório da Academia de Ciências do Piauí.
A presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica Ommati, e o presidente da Academia de Ciências do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, abriram a sessão e celebraram o momento.
O acadêmico Zózimo Tavares fez a apresentação do livro e destacou a contribuição do professor Jônathas Nunes para que a Uespi se afirmasse como um dos pilares do conhecimento e do desenvolvimento do Piauí, no período de 1995 a 2001, no Governo Mão Santa. Ele ressaltou que o professor possibilitou o ingresso de estudantes pobres na universidade.
O evento foi prestigiado por intelectuais, escritores, cientistas, professores, estudantes e autoridades, entre elas o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, o ex-senador Elmano Férrer e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros. Participaram ainda da cerimônia os acadêmicos da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Ciências do Piauí, filhos, além de netos, e outros familiares do escritor e acadêmico Jônathas Nunes.
Breve biografia do autor: É professor titular aposentado da UFPI; Coronel da reserva do Exército Brasileiro; Titular vitalício da centenária Academia Piauiense de Letras; Titular Vitalício da Academia de Ciências do Piauí e Titular Vitalício da Academia Luso-Brasileira de Letras. É PhD em Física Relativística pela University of London King’s College, England (ago 1969/mar 1973), tendo sido seu Adviser por quatro anos o conhecido cientista britânico Clive Kilmister.
ACIPI – A Academia de Ciências do Piauí foi fundada em 2002, por um grupo de professores, profissionais liberais e pesquisadores, com o objetivo de divulgar e difundir a ciência, a tecnologia, a cultura e arte no brasil, em especial no Piauí.