Memória Histórica

Compartilhe!

Um povo que desconhece a sua história desconhece a si mesmo. É sentindo o contato das
coisas mortas que podemos construir as grandes coisas futuras.

Procuremos, pois, saber o que fomos, estudando os nossos maiores, analisando-os
à luz de uma crítica severa e justa, para daí tirarmos a flor iluminada de nossa glória.

(Lucídio Freitas)


A Memória Histórica da Academia Piauiense de Letras, de autoria de Fenelon F. Castelo Branco, divulgada em 1918, traz os seguintes dados a respeito da fundação da academia “Foi no dia 30 de dezembro de 1917 que, pelas nove horas, o salão nobre do Conselho Municipal, um grupo de intelectuais patrícios, composto pelos Srs. Clodoaldo Freitas, Higino Cunha, João Pinheiro, Édison Cunha, Lucídio Freitas, Jônatas Batista, Celso Pinheiro, Antônio Chaves, Benedito Aurélio de Freitas e Fenelon Castelo Branco, tomou a louvável iniciativa de organizar em Teresina, a exemplo de outras capitais de Estados da Federação, um grêmio literário, tendo por fim a cultura da língua e o desenvolvimento da literatura piauiense. E assim reunidos em sessão, sob a presidência de Lucídio Freitas, esse espírito brilhante já vantajosamente conhecido nas letras pátrias, ficou imediatamente fundada a Academia Piauiense de Letras.”

Conselho de Intendência de Teresina, prédio onde foi fundada Academia Piauiense de Letras, em 30 de dezembro de 1917, e instalada, em 24 de janeiro de 1918
Conselho de Intendência de Teresina, prédio onde foi fundada Academia Piauiense de Letras, em 30 de dezembro de 1917, e instalada, em 24 de janeiro de 1918.

Procedeu em seguida à eleição para os membros componentes da respectiva Diretoria, que ficou assim constituída:

Presidente – Clodoaldo Freitas
Secretário Geral – João Pinheiro
Primeiro Secretário – Fenelon Castelo Branco
Segundo Secretário – Jônatas Batista
Tesoureiro – Antônio Chaves
Bibliotecário – Édison Cunha

Fonte: ANTOLOGIA DA ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS – 2ª Edição – Gonçalves, Wilson Carvalho. G635a Antologia da Academia Piauiense de Letras./ Wilson Carvalho Gonçalves. – Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2018. 470 p. (Coleção 100ANOS)