APL comemora 2 anos do “Chá das 5”

Compartilhe o conteúdo!

1

A Academia Piauiense de Letras realizou, no último sábado (12/11), Sessão Especial para celebrar o segundo aniversário do programa “Chá das 5”.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, lembrou que o programa, exibido às quintas-feiras, às 17h, na TV Nestante (YouTube), nasceu no contexto da Pandemia da Covid-19.

Com a decretação do isolamento social, a Academia passou a realizar suas atividades no formato virtual, a partir de junho de 2020.

Quando os acadêmicos já estavam preparados para lidar com as ferramentas digitais, na modalidade on-line, a APL passou a apresentar o “Chá das 5”.

Trata-se de um bate-papo semanal, com meia hora de duração, que tem por objetivo difundir de forma ampla, na utilização dos meios propiciados pela internet, temas literários e culturais que se vinculam à finalidade da academia.

A secretária geral da APL, Fides Angélica, explicou que o título do programa homenageia atividade homônima da Academia Brasileira de Letras.

O idealizador e diretor da TV Nestante, jornalista e professor Jessé Barbosa, disse que o “Chá das 5” já se consolidou como um dos principais programas do canal.

Homenagem

A APL homenageou os envolvidos na produção, apresentação e direção do programa – jornalistas Jessé Barbosa, Josimar Santana, Eulália Teixeira e Vanize Lemos.

Além de acadêmicos, participaram da sessão vários dos quase 100 entrevistados pelo programa ao longo dos últimos dois anos.

Foi lida uma mensagem do sociólogo e ambientalista Rubens Luna, com os cumprimentos dos que não puderam comparecer ao evento:

Caso em Teresina estivesse, faria muito gosto em participar de tão altivo evento. Hoje moro em Lisboa, Portugal. Transmita meus parabéns pelo êxito, longevidade e formato dinâmico do programa”.