AFONSO LIGÓRIO Pires de Carvalho

Compartilhe o conteúdo!

(1928). Quarto e Atual Ocupante da Cadeira nº 29 da APL. 

(Porto Alegre, Piauí, hoje Luzilândia, 20.10.1928). Jornalista, cronista, contista e professor. Descendente de uma das mais tradicionais famílias piauienses – Pires de Carvalho. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

Jornalista dos mais conceituados e dinâmicos da imprensa brasileira Teve merecido destaque a sua atuação nos jornais Última Hora, de São Paulo, Diário de Pernambuco e Correio Brasiliense. Professor de introdução à Ciência da Comunicação do Centro Universitário da Universidade de Brasília (CEUB). Obras publicadas: Só esta vez, contos, traduzidos para o espanhol e para o inglês. A Hora Marcada, Tempos de Leônidas Melo  e Capitania do Açúcar.

Comentários 

Tempos de Leônidas Melo abre novos caminhos para um debate sério, capaz de descobrir os mandantes e responsáveis pela fase negra e desumana de nossa história. Indubitavelmente, o resultado há de ser conducente a inocentar o Governador Leônidas Mello que, pela sua conduta retilínea, seu comportamento exemplar e pela sua honestidade, já foi absolvido pelo povo piauiense que o elegeu, depois do governo ditatorial, deputado federal e senador da República.

Fonte: CARVALHO, Afonso Ligório Pires de. Tempos de Leônidas Melo.
CARVALHO, Afonso Ligório Pires de. Capítania do Açúcar. 2ª ed. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2018, Coleção Centenário nº 96.