JESUS Elias TAJRA

Compartilhe o conteúdo!

JESUS Elias TAJRA
JESUS Elias TAJRA

Perfil do Acadêmico

Segundo ocupante da Cadeira 39, que tem como patrono José Newton de Freitas. Eleito em 7 de outubro de 2023, na sucessão de Celso Barros Coelho, e recebido em 6 de dezembro do mesmo ano pelo acadêmico Felipe Mendes de Oliveira. Autor do livro Até parece que foi ontem – Memórias da Constituinte, sobre os 20 anos da Constituição Brasileira de 1988.

Cadeira: 39
Posição: Atual
Antecedido por: Celso Barros Coelho
Data de nascimento: 22 de fevereiro de 1932
Naturalidade: Teresina – PI
Data de eleição: 7 de outubro de 2023
Data de posse: 6 de dezembro de 2023
Acadêmico que o recebeu: Felipe Mendes de Oliveira

Biografia:

Jesus Elias Tajra nasceu em Teresina, Piauí, a 22 de fevereiro de 1932. É advogado, jornalista e empresário. Formado pela Faculdade de Direito do Piauí, da qual tornou-se depois professor de Direito Tributário.

Auditor fiscal da Receita Federal, cargo do qual pediu desligamento para dedicar-se às atividades empresariais e políticas. Foi deputado estadual (1966 a 1970) e deputado federal em três legislaturas, a primeira delas como constituinte. Também prefeito de Teresina, secretário de Estado do Trabalho e Ação Social, presidente da Telepisa e suplente de senador da República em três ocasiões.

Outras atividades:

Diretor geral da Rádio Pioneira de Teresina por 20 anos. Fundador do Grupo Jelta (concessionárias de automóveis) e do Grupo Cidade Verde (TV, rádios, revista e portal de notícias).

Presidiu o Esporte Clube Flamengo, levando o time a conhecer seus áureos tempos no futebol piauiense, e presidiu a Comissão de Licitação do Estádio Albertão, a convite do Governo do Estado.

Membro do Clube de Líderes da Gazeta Mercantil.

Bibliografia:

Coragem e Equilíbrio I (Brasília, Câmara dos Deputados, 1988); Coragem e Equilíbrio II (Brasília, Câmara dos Deputados, 1989); Ação Parlamentar (Brasília, Câmara dos Deputados, 1992); Até parece que foi ontem – Memórias da Constituinte (Teresina, 2008) e Linha de Coerência (artigos e discursos políticos, Teresina, 2018). Inédito: As voltas que a vida dá (Memórias)

(Atualizado em janeiro de 2024).

Discurso de Posse:

Discurso de Recepção: