LUIZ AYRTON Santos Júnior

Compartilhe o conteúdo!

LUIZ AYRTON Santos Júnior
LUIZ AYRTON Santos Júnior

Perfil do Acadêmico

Oitavo ocupante da Cadeira 16, que tem como patrono Taumaturgo Sotero Vaz. Eleito em 13 de fevereiro de 2021, na sucessão de Eustachio Portella Nunes Filho, e recebido em 13 de abril do mesmo ano pelo acadêmico Nelson Nery Costa. Autor do livro Mxxxx.

Cadeira: 16
Posição: Atual
Antecedido por: Eustachio Portella Nunes Filho
Data de nascimento: 10 de julho de 1961
Naturalidade: Teresina – PI
Data de eleição: 13 de fevereiro de 2021
Data de posse: 13 de abril de 2021
Acadêmico que o recebeu: Nelson Nery Costa

Biografia:

Luiz Ayrton Santos Júnior nasceu em Teresina, Piauí, a 10 de julho de 1961. É médico, professor universitário e escritor. Formado pela Universidade de Pernambuco. Mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Cirurgia pela UFPE.

Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Bioeticista. Professor de Bioética do Departamento de Medicina Especializada da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fundador e professor da Faculdade de Medicina (FACIME) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Outras atividades:

Presidiu a Academia de Medicina do Piauí. Membro da Academia de Ciências do Piauí e da Academia Brasileira de Médicos Escritores. Membro fundador da Academia Brasileira de Mastologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (PI). Presidente da Sociedade Piauiense de História da Medicina. Vice-Presidente da Sociedade Piauiense de Médicos Escritores. Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Cirurgia (PI).

Empreendedor social. Fundou 8 instituições médicas e 6 culturais. Organizou em 1998 a Fundação Maria Carvalho Santos, que cuida da problemática do câncer de mama. Coordena dezenas de projetos sociais em educação, saúde, promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama, adaptação social da pessoa com câncer e práticas de advocacy. Coordenador da Brigada Mandu Ladino e membro da Associação dos Amigos das Serra da Capivara.

Bibliografia:

É autor da Editora Atheneu (Rio de Janeiro), tendo 62 capítulos de livros de medicina escritos, editado três revistas médicas e 15 livros, sendo dois de poesia (O branco da maçã e outros lapsos e Objeto Presença) e um de literatura infantil. Também participou de várias antologias.

(Atualizado em janeiro de 2024).

Discurso de Posse: em breve

Discurso de Recepção: em breve