TONY BATISTA (Antônio Soares Batista)

Compartilhe o conteúdo!

tony-bastista

Perfil do Acadêmico

Sexto ocupante da Cadeira 22, que tem como patrono Miguel de Sousa B. Leal Castelo Branco. Eleito em 27 de novembro de 2021, na sucessão de Nildomar da Silveira Soares, e recebido em 1º de abril do ano seguinte pelo acadêmico Antônio Fonseca Neto. Autor do livro Memórias de um Peregrino (Nova Aliança, 2019), sobre mais de 30 viagens à Terra Santa.

Cadeira: 22
Posição: Atual
Antecedido por: Nildomar da Silveira Soares
Data de nascimento: 28 de junho de 1946
Naturalidade: São Pedro do Piauí – PI
Data de eleição: 27 de novembro de 2021
Data de posse: 1º de abril de 2022
Acadêmico que o recebeu: Antônio Fonseca Neto

Biografia:

Antônio Soares Batista (Padre Tony Batista) nasceu em São Pedro do Piauí, Piauí, a 28 de junho de 1946. É sacerdote, professor e jornalista. Iniciou seus estudos superiores na Faculdade de Filosofia do Piauí (FAFI) e formou-se na Universidade Católica de Salvador, Bahia, em 1973.

Mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1977 – 1979). Fez também Cursos de Relações Humanas; Comunicação em Rádio e TV; Especialização em Comunicação pela Universidade Católica de Santiago do Chile e Língua Francesa pela Sorbone de Paris, França.

Exerceu as funções de Vigário Cooperador da Arquidiocese de Teresina; Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (1975 a 2020); Professor do ICESPI (Instituto Católico de Ensino Superior do Piauí); Vigário Episcopal para as Comunicações e Ação Social da Arquidiocese de Teresina; Professor de Teologia da Universidade Federal do Piauí; Locutor e Diretor Geral da Rádio Pioneira de Teresina, bem como Responsável pelo Setor de Comunicações da Arquidiocese.  

Outras atividades:

Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina; Diretor da Ação Social Arquidiocesana (ASA); Presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela – mantenedora da Rádio Pioneira de Teresina; Membros das Comissões de Direitos Humanos e de Fé e Política da Arquidiocese de Teresina; Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

Bibliografia:

Memórias de um Peregrino (Nova Aliança, 2019); artigos periódicos na imprensa de Teresina.

Mantém programas de rádio na Pioneira (Sinal de Deus e Meio-dia com Maria); programas semanais na TV Meio Norte (Palavra do Pastor) e na TV Cidade Verde (Sinal de Deus); Podcast (às quintas-feiras) e vídeo (às segundas e sextas).

 (Atualizado em janeiro de 2024).

Discurso de Posse:

Discurso de Recepção: