Coleção Bicentenário reúne 8 livros

Compartilhe o conteúdo!

livros-lancamento

Mais três livros da Coleção Bicentenário foram lançados ontem (18/03) na Academia Piauiense de Letras.

As obras fazem parte do programa de celebrações dos 200 anos da Independência.

Os três livros lançados na APL: História da Independência no Piauí, de Wilson de Andrade Brandão; Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês, de Paulo José Cunha, e O Outro lado da Independência do Brasil: aspirações e manifestações, natureza e formas de lutas – 1789 / 1850, de Claudete Dias.

A Coleção Bicentenário foi instituída pela APL em parceria com o Conselho Estadual de Cultura, o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e a Secretaria Estadual de Cultura.

Ao abrir a cerimônia de lançamento dos livros o presidente da APL, Zózimo Tavares, lembrou que a Independência não se fez em 7 de setembro de 1822, mas atravessou o ano de 1823.

“E só a partir da Batalha do Jenipapo o Brasil se fez de fato independente de Portugal. Mas o país praticamente só está sabendo disso agora, 200 anos depois”, acentuou.               

Os livros do bicentenário

O programa de lançamentos da Coleção Bicentenário da Independência foi aberto em setembro do ano passado, no Palácio de Karnak, com os livros Memória Cronológica, Histórica e Corográfica da Província do Piauí, de Pereira de Alencastre (Vol. 1); A Guerra do Fidié, de Abdias Neves (Vol. 2); e Contribuição do Piauí na Guerra do Paraguai (organizado pelo acadêmico Felipe Mendes, com textos de Anísio Brito, Monsenhor Chaves, Nelson Nery, Odilon Nunes e Reginaldo Miranda).

Em dezembro de 2022, foram lançados na APL mais volumes: Piauí Colonial: População, Economia e Sociedade, do antropólogo Luiz Mott, e Os Índios do Piauí, com textos de João Renôr Carvalho, Monsenhor Chaves, Moyses Castelo Branco Filho, Nelson Nery e Reginaldo Miranda.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, coordenador do projeto, disse que o plano inicial era para publicar 12 livros.

O acadêmico Wilson Brandão fez a apresentação do livro “História da Independência do Piauí”, lançado pela primeira vez há 50 anos.

O cartunista Jota A apresentou o livro Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês e a professora Claudete Dias fez a apresentação de seu livro.

Presenças

Participaram da sessão o secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, acadêmico Fonseca Neto.

Também estiveram presentes os acadêmicos: Anfrísio Lobão, Carlos Evandro, Climério Ferreira, Dilson Lages, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fides Angélica, Francisco Miguel de Moura, Jonathas Nunes,  Magno Pires, Moisés Reis, Nelson Nery, Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo, Socorro Rios Magalhães, Tony Batista e Wilson Brandão.

Do Conselho Estadual de Cultura, além do presidente Nelson Nery, se fizeram presentes os conselheiros Cineas Santos, Gilson Caland, Dora Medeiros, José Itamar Silva, João Vasconcelos e Jony Clay Macedo.

O presidente da Comissão Memória e Justiça da OAB-PI, Adão Direito Vieira de Araújo, representou a instituição no evento, ao qual compareceram ainda a presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-PI), Lisete Napoleão, e a professora Raimunda Celestina, coordenadora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Piauí, entre outros convidados.

A sessão foi transmitida pelo Canal da APL no YouTube. Acompanhe através do link: https://www.youtube.com/watch?v=3EsR8zGhM2k

Wilson Brandão apresenta o livro História da Independência no Piauí.
Jota A apresenta Enciclopédia Internacional de Piauiês.
Professora Claudete Miranda apresenta seu livro “O outro lado da Independência do Brasil”.
Acadêmico Fonseca Neto, presidente do IHG-PI.
Nelson Nery apresenta a Coleção Bicentenário da Independência.
Secretário de Cultura, Carlos Anchieta.

Deputado Fábio Novo elogia parceria da Secult com a APL, CEC e IHG-PI.
Acadêmicos com autores e/ou apresentadores dos livros lançados.