APL homenageia personalidades pelo apoio à cultura

Compartilhe o conteúdo!

16

A Academia Piauiense de Letras realizou Sessão Especial, ontem (10/12), para homenagear personalidades que prestaram ou prestam relevantes serviços à cultura e à instituição.

A sessão foi conduzida pelo presidente da APL, Zózimo Tavares, que destacou a colaboração recebida dos homenageados nos últimos dois anos.

Receberam a homenagem os ex-presidentes do Conselho Estadual de Educação, professores Francisco Soares Filho e Margareth Santos; os deputados Henrique Pires e Wilson Brandão e o ex-governador e senador eleito Wellington Dias.

Wilson Brandão e Wellington são membros da APL. O último fez o discurso de agradecimento em nome dos agraciados.

Participaram da sessão os acadêmicos Fonseca Neto, Carlos Evandro, Felipe Mendes, Fides Angélica, Francisco Miguel de Moura, Humberto Guimarães, Elmar Carvalho, Itamar Costa, Wellington Dias, Magno Pires, Socorro Rios Magalhães, Nelson Nery, Oton Lustosa, Plínio Macêdo, Reginaldo Miranda e Wilson Brandão, além de convidados e familiares dos homenageados.

Os homenageados

Antônio Henrique de Carvalho Pires – É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, pós-graduado em Engenharia e segurança do Trabalhador na Universidade Politécnica de Pernambuco. Iniciou a carreira política com atuação no movimento estudantil. Depois foi presidente da Juventude do PMDB. Foi vereador de Teresina. Assessor especial da liderança do PMDB na Câmara do Deputados. Foi consultor da UNESCO no Piauí. Deputado estadual eleito para o segundo mandato.

Francisco Soares Santos Filho – É Professor Associado III da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação (UESPI); Presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); ex-Superintendente Estadual de Ciência e Tecnologia; Presidiu o Conselho Estadual de Educação do Piauí.

José Wellington Barroso de Araújo Dias – Bancário, radialista e escritor. Foi vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal e governador do Piauí por quatro mandatos. Eleito para o segundo mandato de senador. Nos dois últimos mandatos de governador, deu intenso apoio à cultura, em todas as suas expressões. Ocupa a Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras.

Maria Margareth Rodrigues dos Santos – Pedagoga pela UFPI; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Ceará –UECE; Especialista em Psicopedagogia pela FSA; Mestra em Gestão Educacional pela UNISINOS. Professora de Educação Básica na rede estadual; Diretora de Unidade de Ensino da Educação Básica da rede pública de ensino; Professora de Educação Superior nas Redes Privada e Pública; Conselheira, Vice-Presidente e Presidente do Conselho Estadual de Educação.

Wilson Nunes Brandão – Engenheiro eletricista, historiador e bacharel em Direito. Deputado estadual reeleito este ano para o seu nono mandato consecutivo. Secretário de Estado de Justiça e da Cidadania; Secretário de Estado de Projetos Especiais; Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí; e Secretário de Governo. Ocupa a Cadeira 4 da APL.

Imagens: Jairo Moura e Roberta Aline

Professor Francisco Soares Filho (ao centro), ex-presidente do CEE.
Professora Margareth Santos (ao centro), ex-presidente do Conselho Estadual de Educação.
Homenagem ao ex-governador e acadêmico Wellington Dias.
Deputado Henrique Pires (ao centro) ao receber a homenagem da APL.
Deputado e acadêmico Wilson Brandão recebe homenagem da APL.
Wellington Dias discursa em nome dos agraciados.
Acadêmico Fonseca Neto, 1º secretário da APL, na Aclamação das Efemérides.
Acadêmica Fides Angélica, secretária-geral da APL, conduz o Cerimonial.
Acadêmicos com os homenageados.