UESPI recebe a APL na primeira sessão de 2024

Compartilhe o conteúdo!

APL faz sessão especial na UESPI/Imagens: Jairo Moura.
APL faz sessão especial na UESPI/Imagens: Jairo Moura.
 

A Academia Piauiense de Letras abriu o projeto “APL Itinerante 2024” neste sábado (13/01) com sessão especial realizada no auditório do Palácio Pirajá – Campus Central da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

O projeto tem o objetivo de promover uma maior integração cultural da Academia com as instituições e a sociedade e levou a APL, no ano passado, aos municípios de São Raimundo Nonato – berço do homem americano – e Oeiras – a Primeira Capital.

             A APL esteve incorporada, também, nos municípios de Floriano e Pedro II. E em Teresina instalou-se oficialmente em espaços de grande significado para a cultura e a história do Piauí – especialmente para a Academia – como a OAB-PI e a Universidade Federal do Piauí.

             A Academia se reuniu também na sede da Fundação Wall Ferraz, um prédio do Centro Histórico inaugurado em 1903. Esse prédio sediou a Intendência e o Conselho Municipal, ou seja, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Teresina. Foi em seu Salão Nobre que se fundou a APL, a 30 de dezembro de 1917.

             Na sessão realizada no Campus Central da Universidade Estadual do Piauí, sob a presidência do acadêmico Zózimo Tavares, as professoras Socorro Rios Magalhães e Raimunda Celestina falaram, respectivamente, sobre a Literatura Piauiense e a contribuição da UESPI para o estudo e a disseminação dos valores literários do Estado.

Presenças

           Participaram do evento os acadêmicos Anfrísio Lobão (ex-reitor da UFPI), Carlos Evandro, Dilson Lages (2º secretário da APL), Felipe Mendes, Fides Angélica (secretária geral e presidente eleita da APL), Francisco Miguel de Moura, Jesus Tajra, Jonathas Nunes (ex-reitor da UESPI), José Elmar Carvalho, José Itamar Costa, Luiz Ayrton Santos Júnior (professor da UESPI), Magno Pires (vice-presidente da APL), Socorro Rios Magalhães (professora da UESPI), Moisés Reis, Plínio da Silva Macêdo e Teresinha Queiroz.

O reitor Evandro Alberto foi representado pelo professor Franklin Oliveira Silva, coordenador do Mestrado em Letras da UESPI. O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, Viriato Campelo, participou da sessão, juntamente com o professor Fenelon Rocha, coordenador do Curso de Comunicação da UFPI.

Professores, servidores, alunos e ex-alunos da UESPI também se fizeram presentes ao evento, além de outros convidados.