Seduc garante mais apoio à Literatura Piauiense

Compartilhe o conteúdo!

Secretário Washington  Bandeira na FELIPI.
Secretário Washington Bandeira na FELIPI.

A Secretaria Estadual de Educação vai fortalecer a política de apoio e incentivo à Literatura Piauiense.

A garantia foi dada pelo secretário Washington Bandeira, no encerramento da 2ª Feira Literária do Piauí (Felipi), realizada durante três dias no Riverside.

O secretário Washington Bandeira participou de uma mesa redonda composta ainda pelo secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso; o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, e o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Piauí, Leonardo Airton.

A mesa teve como tema central a pergunta: “Que falta para nossa literatura ser adotada nas escolas/universidades do Piauí?” , com mediação da jornalista Cinthia Lages.

Cumprimento da lei

Na avaliação do presidente da Academia Piauiense de Letras, o secretário estadual de Educação expôs uma visão muita clara do tema, demonstrando, inclusive, conhecimento das leis que tratam da questão.

O que cabe, agora, conforme o presidente da APL, é a efetivação das normas que exigem o estudo de autores piauienses nas escolas públicas e particulares de todo o Estado.

O secretário municipal de Educação informou que a Prefeitura de Teresina está com uma chamada pública para aquisição de obras de Literatura Piauiense.

Prejuízo

Como os dois secretários de Educação, o presidente do Sindicato das Escolas também reconheceu os impactos negativos do Enem para a cultura regional.

O presidente da APL citou o IFPI (Instituto Federal do Piauí), que abandonou o Enem, adotando o vestibular tradicional, com exigência de conhecimentos de Literatura, História e Geografia do Piauí, como exemplo de política de valorização da cultura regional.

A Felipi foi realizada de 31 de mio a 2 de junho pela Academia de Letras de Teresina, a Lamparina Editora e LBF Empreendimentos, com a coordenação geral do professor Wellington Soares.

Acompanhe o evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=d5dTu_aTwx0

Imagens: Ascom/APL.