A programação do evento “Torquato Neto 50 anos” foi aberta ontem (9/11) à noite, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, situado no Espaço Cultural Rosa dos Ventos.
A abertura do programa foi marcada pelo lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada“, publicado pela Editora da UFPI (EDUFPI).
Durante a cerimônia, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a necessidade de celebrar a obra de Torquato como um grande artista piauiense.
Para o vice-reitor Viriato Campelo, que se dedica há 40 anos à divulgação do poeta, Torquato sempre estará vivo através de sua obra.
O curador da obra de Torquato, George Mendes, destacou que o que foi feito pelo autor passou a existir após a sua morte.
Ele enfatizou como a poesia de Torquato é sensível e musical, ainda hoje sendo base para a criação de novas melodias.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, destacou a grandeza de Torquato Neto lembrando que ele viveu apenas 28 anos e sua obra cresce 50 anos depois de seu falecimento.
Documentário
Após o lançamento, houve a exibição de um vídeo produzido para os 40 anos da “Torquatália”.
Foi realizada também uma roda de conversa para o compartilhamento de vivências acerca da obra do autor.
O professor de Historia da UFPI, Edwar Castelo Branco, ressaltou que estão sendo realizadas cada vez mais pesquisas sobre o artista.
Já o professor de Comunicação Fenelon Rocha aproveitou a oportunidade para divulgar o podcast “50 anos do voo do Anjo Torto”.
Produzido em parceria com o também professor do curso Silvio Barbosa e alunos, o conteúdo está distribuído em sete episódios e pode ser acessado nas plataformas digitais.
“Precisamos louvar o que bem merece, precisamos louvar Torquato Neto”, acentuou.
As atividades que lembram os 50 anos da morte do poeta Torquato Neto se estenderão até o próximo dia 25, em diversos espaços.
No próximo dia 19, às 9h, haverá o lançamento do livro Torquato Neto – Arte inacabada na Academia Piauiense de Letras.
(Com informações da UFPI)
Confira a programação completa.