Pesquisadoras lançam livros na APL

Compartilhe o conteúdo!

Os livros lançados na APL.
Os livros lançados na APL.

Duas professoras-pesquisadoras, das áreas de saúde e de literatura, lançaram na Academia Piauiense de Letras novas obras de sua autoria ou por elas organizadas.

A primeira foi a professora Anneth Basilio, que lançou o livro intitulado “História da vida, formação profissional e identidade de enfermeiras professoras”, publicada pela Coleção Século 21, da APL.

A segunda foi a professora e escritora Algemira de Macêdo Mendes, que entregou ao público a “Trilogia de Amélia Beviláqua”, formada pelos romances Através da vida (1906), Angústia (1913) e Jeanete (1933) e publicada pela AvantGarde.

Há 20 anos a professora Algemira Mendes vem se dedicando ao estudo da vida e da obra da escritora Amélia Beviláqua, nascida em Jerumenha, em 1860, e falecida no Rio de Janeiro, em 1946.

A escritora foi a primeira ocupante da Cadeira 23 da Academia Piauiense de Letras, que tem como patrono o poeta Lucídio Freitas, fundador da instituição.

A sessão de lançamento das duas obras, realizada ontem (10/06), foi conduzida pelo presidente da APL, Zózimo Tavares, e contou com a presença dos acadêmicos Antônio Fonseca Neto, Carlos Evandro, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fides Angélica, Jonathas Nunes, José Itamar Costa, Moisés Reis, Nelson Nery, Plínio da Silva Macêdo e Reginaldo Miranda.

Também participaram do evento familiares das autoras, professores da Universidade Estadual do Piauí e representantes da Academia de Letras Juvenil Nossa Senhora da Paz, entre outros convidados.