A Academia Piauiense de Letras vai se instalar em Pedro II, a Capital da Opala, nos dias 10 e 11 de novembro (sexta-feira e sábado).
O acadêmico Wilson Brandão está tomando as providências para a primeira visita oficial da APL ao município, em articulação com a Academia Pedro-Segundense de Letras e Artes (APLA), a Prefeitura Municipal e o Memorial Milton Brandão.
A instalação da Academia Piauiense de Letras em Pedro II dará continuidade ao projeto “APL Itinerante”, que este ano já visitou os municípios de São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano.
Segundo o presidente da APL, Zózimo Tavares, o projeto tem o objetivo de interiorizar as atividades da Academia e promover intercâmbio com os polos e instituições de cultura dos municípios piauienses.
O programa da visita a Pedro II será definido e divulgado oportunamente.
Terra da Opala
Pedro II está a 200 km de Teresina, localizada no Norte do Piauí. Conhecida como a “Suíça piauiense”, a cidade fica sobre a formação rochosa da Serra dos Matões, localizada a cerca de 500 metros de altitude, o que garante uma temperatura mais amena durante o ano, em relação ao resto do estado.
Conhecida nacionalmente pela extração de pedras de opala e pela produção de belas joias, a cidade tem diversas atrações turísticas muito procuradas, como o Mirante do Gritador, cachoeiras, o Museu da Roça, o casario colonial e o rico artesanato.
Também realiza um dos maiores eventos do Piauí, o Festival de Inverno de Pedro II, que reúne música, arte e gastronomia.
Os intelectuais e artistas locais fazem do lugar um polo cultural sempre em efervescência.