A Academia Piauiense de Letras realizou Sessão Especial, ontem (11/03), para celebrar o Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março e cujas comemorações se estenderam ao longo da semana.
O evento foi planejado e organizado pelo Núcleo Feminino da APL, coordenado pela acadêmica Nerina Castelo Branco, decana da instituição.
Impossibilitada de comparecer à cerimônia, por motivos de saúde, ela mandou uma mensagem gravada para as homenageadas.
Palestra
Durante a sessão, a psicóloga Raquel Mendes da Costa proferiu palestra sobre a condição da mulher na sociedade moderna.
O presidente da APL, Zózimo Tavares, abriu a sessão e transferiu a presidência dos trabalhos à secretária-geral, Fides Angélica.
Ele disse que o momento era de renovado contentamento para a Academia Piauiense de Letras, porque era a primeira celebração pelo Dia da Mulher que se fazia de forma presencial, após a pandemia da Covid-19.
Nos últimos dois anos, as homenagens foram feitas no formato virtual. O presidente da APL agradeceu, mais uma vez, as palestrantes que colaboraram com a Academia, naqueles momentos de isolamento social, a professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães e a conselheira Lílian Martins, então presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Como parte das celebrações, ontem, o poeta Francisco Almeida leu um cordel de sua autoria em homenagem à mulher.
Ao final da sessão, a Academia homenageou mulheres que se destacaram em seus ramos de atuação. A lista das homenageadas foi elaborada pelo Núcleo Feminino.
Mulheres na APL
Cinco mulheres integram a Academia Piauiense de Letras: Nerina Castelo Branco (decana), Fides Angélica, Teresinha Queiroz, Socorro Rios Magalhães e Niéde Guidon.
No passado, integraram a APL: Luiza Amélia de Queiroz Brandão (patrona da Cadeira 28), Amélia de Freitas Beviláqua (primeira ocupante da Cadeira 23), Emilia Castelo Branco de Carvalho, Emília Leite Castelo Branco, Maria Isabel Vilhena e Alvina Gameiro.
Participaram da sessão, entre outras personalidades, o vice-reitor da UFPI, Virato Campelo; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Waltânia Alvarenga (uma das homenageadas); a secretária estadual das Relações Sociais, Núbia Lopes da Silva, representando o governador Rafael Fonteles; e a secretária municipal de Política Públicas para as Mulheres, Karka Berger, representando o prefeito de Teresina.
Mulheres homenageadas pela Academia.