Médico toma posse na Cadeira 16 da APL

WhatsApp Image 2021-04-14 at 10.24.22 (1)

O médico, professor e escritor Luiz Ayrton Santos Júnior é o mais novo membro da Academia Piauiense de Letras. Ele tomou posse ontem (13/04) à noite na Cadeira 16, que teve como último ocupante o psiquiatra Eustachio Portella.

Em seu discurso de posse o novo acadêmico reviveu a sua infância em Teresina, a juventude em Recife, onde se formou, e a sua carreira profissional, que soma 30 anos.

O discurso de recepção foi feito pelo acadêmico Nelson Nery Costa, que enalteceu o preparo intelectual de Luiz Ayrton Santos Júnior e a sua dedicação à cultura e às causas sociais.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, deu as boas-vindas ao acadêmico e destacou que ele já era integrado à Casa de Lucídio Freitas, participando sempre de suas atividades.

Posse virtual

A sessão foi realizada no formato virtual, em função da pandemia da Covid-19, com transmissão pelo Canal da APL no YouTube. 

Além dos acadêmicos, participaram do evento convidados de vários Estados brasileiros e também do exterior.

Luiz Ayrton Santos Júnior foi eleito para a APL em 13 de fevereiro. Ele formou-se em medicina pela Universidade de Pernambuco (1984). É mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Professor fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, onde ministra Bioética e História da Medicina, e professor Adjunto 4 de Bioética da Universidade Federal do Piauí.

É também empreendedor social desde 1991. Organizou em 1998 a Fundação Maria Carvalho Santos, que cuida da problemática do câncer de mama. Presidiu a Academia de Medicina do Piauí.

Tem 5 livros publicados em Medicina, dois de poesia e um de literatura infanto-juvenil.