O médico, professor e escritor Luiz Ayrton Santos Júnior é o mais novo membro da Academia Piauiense de Letras. Ele tomou posse ontem (13/04) à noite na Cadeira 16, que teve como último ocupante o psiquiatra Eustachio Portella.
Em seu discurso de posse o novo acadêmico reviveu a sua infância em Teresina, a juventude em Recife, onde se formou, e a sua carreira profissional, que soma 30 anos.
O discurso de recepção foi feito pelo acadêmico Nelson Nery Costa, que enalteceu o preparo intelectual de Luiz Ayrton Santos Júnior e a sua dedicação à cultura e às causas sociais.
O presidente da APL, Zózimo Tavares, deu as boas-vindas ao acadêmico e destacou que ele já era integrado à Casa de Lucídio Freitas, participando sempre de suas atividades.
Posse virtual
A sessão foi realizada no formato virtual, em função da pandemia da Covid-19, com transmissão pelo Canal da APL no YouTube.
Além dos acadêmicos, participaram do evento convidados de vários Estados brasileiros e também do exterior.
Luiz Ayrton Santos Júnior foi eleito para a APL em 13 de fevereiro. Ele formou-se em medicina pela Universidade de Pernambuco (1984). É mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.
Professor fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, onde ministra Bioética e História da Medicina, e professor Adjunto 4 de Bioética da Universidade Federal do Piauí.
É também empreendedor social desde 1991. Organizou em 1998 a Fundação Maria Carvalho Santos, que cuida da problemática do câncer de mama. Presidiu a Academia de Medicina do Piauí.
Tem 5 livros publicados em Medicina, dois de poesia e um de literatura infanto-juvenil.