Fonseca Neto lança livro sobre São Luís na AML

Compartilhe o conteúdo!

Lançamento do livro de Fonseca Neto na AML.
Lançamento do livro de Fonseca Neto na AML.

O historiador, professor e acadêmico Fonseca Neto lançou na Academia Maranhense de Letras seu livro Pátina do tempo.

A obra foi publicada pelas Universidades Federais do Maranhão e do Piauí, em coedição com a EDUFPI e a editora Nova Aliança.

A sessão lançamento foi conduzida pelo presidente da AML, Lourival Serejo.

A apresentação do autor foi feita pelo acadêmico Elsior de Sousa Coutinho.

Ele destacou que Fonseca Neto é maranhense de Passagem Franca, professor da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de História, mestre em Gestão Pública, membro pleno do Mestrado em Gestão Pública da UFPI e advogado.

Também titular da cadeira 1 da Academia Piauiense de Letras e das Academias de Letras de Pastos Bons e de Passagem Franca, além de presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

Seus livros mais recentes: Memória das Passagens; Sertanias; Sucessores dos Apóstolos: história episcopal do Piauí (3 vol.); Terras, domínio e servidão; Vasco de Sousa Coelho, chefe liberal do sertão antigo dos Pastos Bons.

Patrimônio da humanidade

Na apresentação do livro, o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, afirmou que se trata de estudo concentrado no campo das Políticas Públicas, da História e da Urbanidade.

A obra aborda a inscrição de São Luís entre as cidades protegidas pelo Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil e da Humanidade (Unesco): concepções e práticas nos projetos implantados nas três décadas desde os anos 1980 ao começo do século XXI. Diálogos com a ilustração de Melo e Póvoas e a inspiração de Phelipe Andrès.

O autor explicou que a busca da compreensão do porquê seu gigantesco Patrimônio Histórico deve ser protegido em quatro níveis institucionais (municipal, estadual, federal e mundial) faz-se articulando respostas à formulação do poeta-economista Bandeira Tribuzi: “São Luís foi salva pelo atraso!”

Ou: de como a taba dos maranhanguaras, e a cidade colonial-mercantil, navegando nas camadas do tempo social e cultural de sua formação, tornou-se, na dinâmica do mundo presente, um ativo disponível num virtuoso mercado de Cidades Históricas.

“A Pátina do tempo são os sinais vivos – patrimônio – que o passado deixou gravados no corpo e rosto da cidade-filha do Equinócio”, afirmou Fonseca Neto.

Tese de doutorado

O livro é a tese doutoral do autor, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.    

A sessão de lançamento foi prestigiada também pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; e membros da AML – Lino Raposo Moreira, Laura Amélia Damous, José Neres, José Ewerton Neto, Benedito Buzar, Mont’Alverne Frota, Alex Brasil e José Carlos Sousa.

Também se fizeram presentes o acadêmico Felipe Mendes; membros da Academia de Letras, História e Memória da Região Integrada de Pastos Bons e da Academia de Letras de Passagem Franca; e o deputado federal Márcio Jerry, além de professores, amigos do autor e outros convidados.