Fides Angélica assume presidência da APL

Compartilhe o conteúdo!

16-4

A Academia Piauiense de Letras viveu ontem (24/01) uma noite de festa – a posse de sua nova diretoria – e também histórica – com uma mulher assumindo pela primeira vez a presidência da instituição.

A Sessão Solene de Posse da nova diretoria foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Piauí (OAB-PI), sendo dividida em dois momentos.

No primeiro, o presidente que se despedia, Zózimo Tavares, apresentou um balanço das realizações da gestão que concluía seu mandato.

A Academia outorgou o Diploma do Mérito Cultural Lucídio Freitas – sua mais importante comenda – ao secretário de Governo, Marcelo Noleto, e ao presidente do Conselho Estadual de Educação, Carlos Alberto Pereira.

Na segunda parte do evento, Zózimo Tavares deu posse à nova presidente, Fides Angélica Ommati, que empossou os demais dirigentes e apresentou seu plano de trabalho para o próximo biênio.

Presenças

A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, que destacou a importância de uma mulher no comando da APL e reafirmou o apoio de seu governo à cultura e à Academia, ampliando as parcerias já existentes.

O professor e jurista César Barros Leal, membro da Academia Cearense de Letras, também se fez presente à sessão.

Os reitores da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, e da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, e o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, também prestigiaram a posse da nova diretoria da APL.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery; o secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta; e o secretário municipal de Educação , Nouga Cardoso, também compuseram o dispositivo de honra.

A conselheira Lílian Martins representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) na cerimônia.

Ao final, advogado Francisco Almeida fez uma homenagem à nova presidente em forma de cordel.

A nova Diretoria da APL tem mandato de dois anos e é composta por Fides Angélica Ommati (presidente); Fonseca Neto (vice-presidente); Magno Pires (secretário geral); Socorro Rios Magalhães (1ª secretária); Zózimo Tavares (2º secretário) e Reginaldo Miranda (tesoureiro).

Imagens: Jairo Moura