Corrente ganha biblioteca com nome de Jesualdo Cavalcanti

A inauguração da nova biblioteca em Corrente.
A inauguração da nova biblioteca em Corrente.

O município de Corrente – a 910 quilômetros de Teresina, no Extremo-Sul do Piauí – recebeu uma biblioteca com o nome do Deputado Jesualdo Cavalcanti, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e membro da Academia Piauiense de Letras.

A Biblioteca Deputado Jesualdo Cavalcanti foi entregue no último dia 15, no Museu Mãe Iracema, construído no centro da cidade pela família do homenageado.

A viúva de Jesualdo, professora Socorro Cavalcanti, afirmou que a inauguração foi um momento de confraternização e alegria, “em que o povo de Corrente recebeu um novo espaço, voltado para a cultura, o estudo e o lazer, bem como um grande acervo de livros.”

Acervo

O acervo bibliográfico de Jesualdo Cavalcanti, falecido há três anos, foi doado à nova biblioteca.

“Ele sempre acreditou nos livros como ferramenta poderosa da Educação.

Gostava de citar Monteiro Lobato: “… um país se faz com homens e livros”, destacou a professora Socorro Cavalcanti.

A cerimônia de inauguração da biblioteca contou com a presença da família do homenageado, de professores, escritores e outros convidados.

Homem da cultura

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, disse que a homenagem é das mais justas, pois o nome de Jesualdo Cavalcanti é indissociável da cultura piauiense.

O presidente da APL lembrou que, além de político, tendo exercido os mandatos de deputado estadual e deputado estadual, Jesualdo foi também secretário de Cultura do Piauí, com uma atuação marcante em todo o Estado.

Também escreveu e publicou várias obras. Ocupou a Cadeira 3 da Academia Piauiense de Letras até 22 de fevereiro de 2019, quando faleceu em Teresina, aos 79 anos.

Seu último cargo público foi o de prefeito de Corrente, no período de 2013 a 2017. Não concorreu à reeleição, apesar de sua gestão ser bem avaliada pela população.

Família de Jesualdo Cavalcanti na inauguração da biblioteca.
Juiza federal Marina Cavalcanti, filha de Jesualdo.
A biblioteca funciona no Museu Mãe Iracema, em Corrente.