Concurso da Assembleia terá questões de Literatura Piauiense

Compartilhe o conteúdo!

Presidente da Assembleia lança edital de concurso/Imagem: Alepi.
Presidente da Assembleia lança edital de concurso/Imagem: Alepi.

O edital do concurso da Assembleia Legislativa, lançado no último dia 10, exige dos candidatos conhecimentos sobre literatura, história e geografia do Piauí.

O lançamento do edital foi feito pelo presidente da Assembleia, Franzé Silva, em ato realizado no Salão Nobre e que contou com a participação de diversos outros parlamentares.

A inclusão de questões de conhecimento regionais no concurso foi solicitada ao presidente da Assembleia pela Academia Piauiense de Letras.

Valorização

O presidente da APL, Zózimo Tavares, afirmou que a decisão da Assembleia valoriza a literatura piauiense, incluindo história e geografia.

Também cumpre a Lei Estadual nº 7.323/2019, de autoria do deputado Evaldo Gomes, dispondo sobre a obrigatoriedade de questões de conhecimentos regionais nas provas de concurso público promovido pelo Governo do Estado do Piauí.

Esta lei, conforme o presidente da APL, tem a finalidade justamente de reforçar as políticas de valorização da literatura piauiense, em seu sentido mais amplo, e não apenas a ficção.

O concurso

O novo concurso da Assembleia, o segundo de sua história, destina-se ao preenchimento de 201 vagas. 

O presidente da Assembleia informou que está em estudo um novo concurso focado para a área da segurança. 

As inscrições estão abertas até 9 de novembro no endereço eletrônico https://concurso.idecan.org.br/Concurso.aspx?ID=89

Os valores das inscrições estão fixados em R$ 100 para nível médio e R$ 130 para nível superior. 

Fazem parte da Comissão Organizadora os servidores Marcos Patrício Nogueira, procurador, Nayara Suyanne Soares e Samuel Campos, consultores legislativos especializados. 

(Com informações e imagem da Alepi)