Biografia do Monsenhor Boson é lançada em Teresina

Compartilhe o conteúdo!

Biografia do Monsenhor Boson/Imagens: Jairo Moura.
Biografia do Monsenhor Boson/Imagens: Jairo Moura.

A história de Constantino Boson de Sousa Lima, o Monsenhor Boson, está sendo contada em livro quase 80 anos depois de seu falecimento, ocorrido em 1945.

O livro Monsenhor Boson – O missionário da educação foi lançado nesta sexta-feira (19), no auditório Padre Antônio Vieira, do Colégio Diocesano, em Teresina.

De autoria do desembargador, professor e escritor Arnaldo Boson Paes, o livro narra a trajetória de vida do Monsenhor Boson desde o seu nascimento, em São Raimundo Nonato, até o seu falecimento, em Parnaíba, aos 77anos.

O biografado foi um dos maiores educadores do Piauí, tendo dirigido o Colégio Diocesano por quase 20 anos, no período inicial da tradicional escola, fundada em 1906.

Ele morou por quase 20 anos em São Luís do Maranhão, onde se ordenou, foi vigário de Barras e também em Parnaíba.

Recebeu o título de camareiro secreto do papa e chegou a dirigir as Dioceses do Maranhão e Piauí.

A apresentação do livro foi feita pelo historiador Fonseca Neto, professor da Universidade Federal do Piauí, membro da Academia Piauiense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

Além do diretor do Colégio Diocesano, professor Julival Alves, estiveram presentes ao ato o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, e os acadêmicos Felipe Mendes e Plínio da Silva Macêdo, este conterrâneo do biografado.

Também participaram do lançamento magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí; o desembargador Pedro Macedo, do Tribunal de Justiça; o secretário estadual de Comunicação, Mussoline Guedes; professores, coordenadores e funcionários do Diocesano e outros convidados.