APL se instala em Oeiras

Compartilhe o conteúdo!

Sessão conjunta da APL e do Instituto Histórico de Oeiras.
Sessão conjunta da APL e do Instituto Histórico de Oeiras.

A Academia Piauiense de Letras se instalou oficialmente em Oeiras, onde abriu o Ano Acadêmico de 2023.

A sessão solene com este objetivo foi realizada ontem (23/01) à noite com o Cine Teatro Oeiras lotado.

A cerimônia se realizou nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil no Piauí e dos 50 anos de fundação do Instituto Histórico de Oeiras.

A sessão se compôs de duas partes. Na primeira, foi exibido documentário O sonho que saiu do papel, filme sobre a história da APL, com direção do documentarista Luciano Klaus.

A seguir, houve a exibição do videopoema Noturno de Oeiras, do poeta e acadêmico Elmar Carvalho.

Oeiras na Independência

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da APL, Zózimo Tavares, e contaram com a presença do governador Rafael Fonteles; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva; e do bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre.

A aclamação das efemérides foi feita pelo 1° secretário da Academia, Fonseca Neto, também presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

A presidente do Instituto Histórico de Oeiras, professora Inácia Rodrigues Ferreira, se pronunciou destacando a importância do evento.

O acadêmico Moisés Reis, sócio do Instituto Histórico de Oeiras, fez o discurso de recepção à Academia.

O acadêmico e historiador Reginaldo Miranda fez palestra sobre Oeiras na Independência do Brasil, com ênfase na participação do Visconde da Parnaíba no movimento.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa da Academia em buscar a sua interiorização, começando pela Primeira Capital.

Ele frisou que a Academia faz história ao realizar sessão fora de sua sede, prestigiando os polos de cultura do interior do Piauí.

Outras presenças

Participaram da sessão os acadêmicos Elmar Carvalho, Francisco Miguel de Moura, Fonseca Neto, Magno Pires (vice-presidente da APL), Moisés Reis, Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo, Reginaldo Miranda e Tony Batista.

Também se fizeram presentes à cerimônia o prefeito de Oeiras, José Raimundo Sá Lopes; o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Expedito Nunes Martins; e o ex-governador Wilson Martins, além de secretários de Estado, deputados, intelectuais, professores, estudantes e outros convidados.

Sessão conjunta da APL/IHO na Primeira Capital.
Acadêmico Fonseca Neto na aclamação das efemérides.
Acadêmico Moisés Reis faz saudação à APL e convidados.
Acadêmico Moisés Reis saúda a APL e convidados.
Acadêmico Reginaldo Miranda fala sobre a Independência do Brasil no Piauí.
Governador Rafael Fonteles destaca iniciativa histórica da Academia.