APL celebra o Dia Nacional da Cultura

Compartilhe o conteúdo!

2

A passagem do Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa foi celebrada em sessão especial da Academia Piauiense de Letras realizada sábado (5/11).

O professor Herasmo Braga proferiu uma palestra sobre O Pensamento Crítico de José Guilherme Merquior.

Antes, foi exibido o documentário Jose Guilherme Merquior – Paixão pela Razão, produzido pela editora É Realizações.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, lembrou que o dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador.

Rui Barbosa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e sócio honorário da APL, a convite da primeira geração de acadêmicos.

O palestrante foi apresentado pelo acadêmico Carlos Evandro. Participaram também da sessão os acadêmicos Dilson Lages, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fides Angélica, Fonseca Neto, Humberto Guimarães, Itamar Costa, Jonathas Nunes, Moisés Reis, Oton Lustosa, Plinio Macêdo e Teresinha Queiroz.

Também participaram do evento o deputado federal Flávio Nogueira e o professor Cleber de Deus, do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, entre outros convidados.

O palestrante

Herasmo Braga é Doutor em Literatura Comparada, Pós-doutor em Filosofia Contemporânea, Professor Adjunto de Teoria e Crítica Literária da Universidade Estadual do Piauí e da Pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Piauí. Ensaísta e Crítico Literário. Autor dos livros: Neorregionalismo Brasileiro: análise de uma nova tendência da Literatura Brasileira, Luiz Gama: entre o Riso e Sátira, Toda Palavra e outros textos críticos e do romance Porque era Eu porque eram Elas. Autor da coluna de crítica literária Toda Palavra no Jornal O Dia e da coluna Doxa e Episteme no portal Entretextos.

Ao agradecer a presença e a atenção de todos, o presidente da APL encerrou a sessão enfatizando que o Brasil produziu uma imensa diversidade de manifestações culturais a partir da contribuição de diversos povos, em variados momentos.

“É um rico patrimônio que precisa ser valorizado, sempre, por todos os brasileiros, pois, como avisa o samba, quem não gosta de cultura, bom sujeito não é!”, concluiu.