Acadêmicos visitam Cidade Cenográfica em Floriano

Compartilhe o conteúdo!

Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano.
Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano.

Os membros da Academia Piauiense de Letras que integraram a comitiva da instituição na visita a Floriano, nos dias 16 e 17 de junho, conheceram o Teatro Cidade Cenográfica.

Trata-se do maior teatro a céu aberto do Piauí e o segundo maior do Brasil, com cerca de 55 mil metros quadrados, e onde é apresentada, anualmente, a peça Paixão de Cristo.  Seu elenco reúne, além de atores locais, também atores nacionais.

O espaço, de medidas grandiosas, cercado por uma imponente muralha de pedras, reproduz, com uma aparência semelhante à árida Judeia, a Jerusalém do ano 33 a.C.

Teatro-Escola

O Teatro Cidade Cenográfica é a sede do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) e também possui o Cine-Teatro-Escola Escalet, com sala climatizada para 150 espectadores, duas salas de aula e camarins.

A Biblioteca Ailda Cunha também está instalada no mesmo local e oferece dois mil livros para pesquisas, sala de informática, sala de vídeo, acervo de textos teatrais, CDs, fitas de vídeos e DVDs.

A Cidade Cenográfica fica no bairro Santa Rita, na saída de Floriano para Itaueira, e a visita dos acadêmicos ao espaço foi o primeiro ponto da agenda da APL em Floriano.

O dramaturgo e escritor Ací Campelo, autor do livro que conta a história de 35 anos do Grupo Scalet, integrou a comitiva da APL como convidado especial.

A recepção

O ator Tarso Tapety, um dos diretores do Scalet, fez a apresentação do teatro aos visitantes: “Quando você fala sobre intelectual, na própria ideia da etimologia da palavra, a gente pensa que vai receber pessoas sisudas. Na verdade, são pessoas maravilhosas e que a escrita, a leitura e a intelectualidade as ajudam a serem assim. Estão todas maravilhadas com o teatro, porque aqui, de fato, é muito lindo. A arte tem isso, tem essa magia de encantar. Estou achando que estão todos se sentindo em casa e convido todos que vieram para fazerem parte do espetáculo, e quem não quiser fazer parte, que venham assistir. Senti-os como se fossem amigos de longas datas. Muito obrigado pela visita”.