Acadêmicos lamentam morte de arquiteto

Compartilhe o conteúdo!

Arquiteto e pesquisador Olavo Pereira
Arquiteto e pesquisador Olavo Pereira

A morte do arquiteto e urbanista Olavo Pereira da Silva Filho, autor do livro Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy, foi lamentada por vários membros da Academia Piauiense de Letras.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, disse que o falecimento do arquiteto representa uma grande perda para a arquitetura e a história. O acadêmico destacou a contribuição dele na área do patrimônio histórico.

O acadêmico Luiz Ayrton disse que Olavo Pereira escreveu um belíssimo livro sobre as fazendas antigas do Piauí.

O acadêmico Fonseca Neto, também presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, observou que Olavo elaborou o mais belo livro (3 volumes) sobre o Piauí até hoje. “Estética e História sobre a arte-arquitetura do Piauí tranqueiro. Lindo”, destacou.

Fonseca recordou ainda que o arquiteto escreveu também o livro/dossiê que levou São Luís ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O arquiteto pesquisador

Olavo Pereira da Silva Filho faleceu na tarde desta segunda-feira, 24 de julho, aos 76 anos de idade. Ele enfrentava problemas de saúde há alguns anos.

Nascido em Campo Maior, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1975, destacando-se como especialista em Restauração e Conservação de Conjuntos e Monumentos Históricos e pesquisador sobre patrimônio arquitetônico.
Premiações

Ao longo da carreira, Olavo Pereira recebeu premiações e homenagens, entre elas, em 2008, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade na categoria Pesquisa e Inventário de Acervo, organizado pelo IPHAN.

Olavo Pereira também foi assessor e consultor na área de Patrimônio Histórico, Planejamento e Cultura de diversas prefeituras brasileiras e produziu obras que tratam sobre a Arquitetura e a História do Piauí e do Maranhão, como “Arquitetura Luso Brasileira no Maranhão”, “Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy” e “Manuais técnicos de conservação e restauração do IPHAN UNESCO”.
Obra histórica

O livro Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy está dividido em três volumes.

Vol. I. ESTABELECIMENTOS RURAIS O Plano Rural; Primeiros Currais; Casas de Vaqueiros e Roceiros; Casas de Fazendas; Instalações de Produção; Campos Santos. 230 pg.

Vol. II. ARQUITETURA URBANA Casas de Residência e Comércio; Prédios de Função Pública; Instalações Industriais; Fábricas, Cerâmicas e Olarias; Igrejas e Capelas. 368 pg.

Vol. III. VILAS DA COLÔNIA E CIDADES DO IMPÉRIO Vilas da Colônia e Cidades do Império (Oeiras, Parnaguá, Jerumenha, Parnaíba, Piracuruca, Campo Maior, Jaicós, Teresina, Amarante, Pedro II, União, Floriano, São Raimundo Nonato); Ruptura, Preservação e Perda; Glossário. 190 pg.

(Com informações de caupiaui / Fotos: Maurício Pokemon/Revestrés)

Livros de Olavo Pereira