Academias Estaduais de Letras se reúnem em Mato Grosso do Sul

Compartilhe o conteúdo!

Abertura do Congresso de Academias, no Bioparque, em Campo Grande.
Abertura do Congresso de Academias, no Bioparque, em Campo Grande.

O Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras 2023 foi aberto hoje (19), no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O evento reúne representantes de 20 academias federativas oficiais dos estados e também dos acadêmicos Antonio Cícero e Ricardo Cavaliere, membros da ABL (Academia Brasileira de Letras).

O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, fez o discurso de recepção aos participantes e convidados e destacou a importância da literatura para o desenvolvimento cultural e social.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da solenidade de abertura e também deu boas-vindas aos visitantes.

O congresso tem o patrocínio do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

O governador garantiu apoio incondicional a todas as iniciativas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, organizadora do evento, que será desenvolvido durante dois dias.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, representa a instituição no congresso, que segue até amanhã (20), abordando temas como a literatura brasileira e a importância das Academias Estaduais de Letras para o incentivo às atividades da educação, leitura e atividades literoculturais.

Os visitantes foram homenageados com as apresentações da dupla de cantores e músicos Marcos Mendes e Maria Cláudia, interpretando canções de temática regionalista, e do repentista Ruberval Cunha.

Um passeio pelo  Bioparque – o maior Aquário de água doce do mundo – também fez parte do programa reservado aos participantes.

Presidente da ASL, Henrique de Medeiros, faz discurso de recepção às academias.

Governador de Mato Grosso do Sul na abertura do evento.

Dispositivo de honra da abertura do Congresso de Academias/Imagem: Secom/MS

Olavo Romano (MG), Antonio Cícero (ABL), Fábio Coutinho (ABrL) e Zózimo Tavares (APL).

Apresentação artística na abertura do Congresso.