Academia apoia campanha pela alfabetização na idade certa

WhatsApp Image 2020-03-08 at 18.17.52

A Academia Piauiense de Letras participou, através de seu presidente, Zózimo Tavares, da premiação de 58 municípios que receberam, em Teresina, o ‘Selo Undime Piauí de Alfabetização’.

A cerimônia foi realizada no último dia 5, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, e contou com a participação de prefeitos, entre eles o presidente da APPM, Jonas Moura, parlamentares, gestores, educadores e outros convidados.

Também se fizeram presentes o secretário de Educação, Ellen Gera, o presidente do Conselho Estadual de Educação, e Luís Soares Santos Filho, além de representantes do Tribunal de Contas, Sebrae e outras instituições.

Meta nº 5

A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e nos Estados congrega os secretários municipais de Educação.

O prêmio instituído pela entidade reconhece o desempenho dos municípios que se destacaram na avaliação do cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação.

Essa meta exige que a criança seja alfabetizada até a 3ª. série. Isto é, a partir daí, ela deve saber ler e escrever com fluência, além de compreender o texto.

A campanha da Undime tem o objetivo de elevar o índice de alfabetização no Piauí. A nota mínima estabelecida para a concessão do selo foi de 7, mas muitos municípios conseguiram 8 e 9 na avaliação.

O presidente da APL considerou a iniciativa da maior importância, na medida em que a premiação reconhece e incentiva a alfabetização das crianças na idade certa.

“A leitura é a chave que abre todas as demais portas do conhecimento. É preciso, então, que a criança desenvolva e domine essa habilidade o quanto antes”, comentou.