Academias piauienses lançam obra de referência em Psiquiatria Forense do acadêmico Humberto Soares Guimarães

Por: Vanize Lemos

Data: 17/03/2025

63 Visualizações

Compartilhe!

f1

A Academia Piauiense de Letras (APL), em parceria com a Academia de Ciências do Piauí (ACIPI), realizará no próximo sábado, dia 22 de março, às 10h, o lançamento da obra “Tratado de Psiquiatria Forense”, do psiquiatra e acadêmico Humberto Soares Guimarães. O evento acontecerá na sede da Academia de Ciências do Piauí, localizada na Avenida Miguel Rosa, ao lado do DER.

Composto por dois tomos, o “Tratado de Psiquiatria Forense” representa uma importante contribuição científica e literária para o campo da psiquiatria e do direito, abordando com profundidade aspectos relevantes sobre a interface entre transtornos mentais e questões jurídicas.

A apresentação da obra será feita pelo professor Viriato Gomes Campelo, acadêmico da ACIPI, que destacará a relevância da publicação no contexto científico e social atual.

O acadêmico Humberto Soares Guimarães destaca que a obra “nasce com o intuito de preencher lacunas essenciais na literatura médica e jurídica brasileira, oferecendo subsídios claros e fundamentados para profissionais da psiquiatria, do direito e áreas correlatas. O livro é especialmente útil para estudantes de medicina e direito, abordando também o importante legado e desenvolvimento do estudo de Heitor Pereira Carrilho, diretor do primeiro manicômio judiciário brasileiro. É um momento especial poder compartilhar esse trabalho com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral”.

Para Fides Angélica Ommati, presidente da APL, “o lançamento desta obra reafirma o compromisso da Academia Piauiense de Letras em fomentar publicações científicas e literárias que ampliem o debate e o conhecimento em áreas fundamentais para a sociedade contemporânea. É uma honra para a Academia apoiar esta publicação tão relevante e significativa para o meio acadêmico e profissional”.

O evento reunirá profissionais da saúde mental, juristas, acadêmicos e convidados interessados no tema, reforçando o compromisso das academias piauienses com o incentivo à ciência, à literatura e ao conhecimento interdisciplinar.

Compartilhe!

Veja também