Corrente adota ensino de história do município

Compartilhe o conteúdo!

Lei que valoriza história e geografia de Corrente.
Lei que valoriza história e geografia de Corrente.

Corrente – a 900 quilômetros de Teresina – aprovou a inclusão da disciplina história e geografia do município na matriz curricular das escolas da rede municipal.

A medida foi adotada através da Lei nº 542/2013, de 4 de outubro de 2013, sancionada pelo então prefeito Jesualdo Cavalcanti e nascida de projeto de lei apresentado pelos vereadores Dionízio Rodrigues Nogueira Júnior e Edilson de Araújo Nogueira.

Conforme o artigo 1º da referida lei, “Fica incluída a disciplina “História e Geografia de Corrente” na matriz curricular do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir de 2014”.

Justificativa

A inclusão da disciplina, conforme a justificativa da lei, tem por objetivo a formação de cidadãos conscientes das suas potencialidades locais, bem como, de sua identidade histórica, geográfica e cultural promovendo assim o conhecimento fundamentado sobre o seu município.

O artigo 2° determina que a disciplina, História e Geografia de Corrente será incluída na matriz curricular do 6º ao 9º ano e os conteúdos estarão contidos em material didático específico e reconhecidos publicamente.

As apresentações dos conteúdos deverão obter padrão pedagógico com abordagens e atividades que verdadeiramente sejam capazes de promover a inserção de elementos formadores da cidadania e de identidade histórico-cultural, permitindo ao adolescente conhecer as peculiaridades das comunidades e microrregiões do município.

Exemplo

Pelo Art. 3°. os símbolos do município, bandeira, brasão e hino, bem como a significação de todos os elementos que os compõem, serão incluídos como conteúdo obrigatório da disciplina.

A lei foi sancionada e implantada pelo prefeito Jesualdo Cavalcanti, intelectual que integrou os quadros da Academia Piauiense de Letras.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, disse que o exemplo de Corrente deve ser conhecido e reproduzido por todos os municípios piauienses, como forma de valorizar a história, a geografia e as expressões culturais locais.