SENAC de São Raimundo Nonato já formou mais de 25 mil alunos

Compartilhe o conteúdo!

APL se reúne no Senac SRN.
APL se reúne no Senac SRN.

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São Raimundo Nonato, onde a Academia Piauiense de Letras realizou sua primeira sessão fora de sua sede, em Teresina, é uma das 49 unidades do Sistema SESC/SENAC/Fecomércio no Piauí.

A unidade do SENAC de São Raimundo Nonato foi inaugurada em 1º de outubro de 1998, como Centro de Formação Profissional “Gasparino Ferreira dos Santos”.

Desde a sua criação, este Centro já atendeu cerca de 25 mil alunos/pessoas e diversas empresas em diversos cursos e áreas.

Possui sede própria composta pelos seguintes ambientes: duas salas de aula convencionais, um laboratório de informática, um laboratório de saúde, um laboratório de moda, um laboratório de beleza, um auditório com capacidade para 80 pessoas e salas administrativas e uma cozinha didática – pedagógica, além de biblioteca.

A APL reuniu-se solenemente em 21 de janeiro no auditório Herculano Moraes, que homenageia um dos membros da instituição.

Herculano nasceu em São Raimundo Nonato e foi um dos principais nomes da Literatura Piauiense, destacando-se como incentivador da cultura nos municípios.

Educação profissional

Além dos cursos oferecidos na programação o Senac, a Unidade de São Raimundo Nonato beneficia também a comunidade em atendimentos gratuitos e ações sociais, como: Banco de Oportunidade de Empregos, Rede de cursos à distância (técnicos, de graduação e pós-graduação), Programa Senac Gratuidade, atendimento no Salão de Beleza, Palestras e concessão do auditório para eventos.

Segundo Aloana de Araújo Gomes Negreiro, diretora local do SENAC, desde a sua inauguração, a Unidade do Senac de SRNonato tem demonstrado sua efetiva participação no desenvolvimento tanto das pessoas como de empresas de toda macrorregião, traduzidas em horas de trabalho, seriedade, dinamismo e comprometimento para com a instituição e seus clientes, sempre focados na melhoria dos serviços e, principalmente, na qualidade da educação profissional dos sanraimundenses.

“Ao  assumir  o compromisso de oferecer formação profissional de qualidade, proposta pedagógica eficiente, organizada e unificada nacionalmente, com ambientes pedagógicos modernos, material didático de qualidade, corpo docente e equipe técnica competentes, o Centro de Educação Profissional de São Raimundo Nonato garante há mais de 20 anos a entrega de qualificação profissional sólida, pautada na excelência  para  fortalecer o mercado, fortalecendo igualmente as organizações e o comércio de todo o entorno”, afirmou.

Expansão

Ao todo, o Sistema Sesc/Senac e Fecomércio no Piauí tem 48 unidades fixas no Piauí: Parnaíba e Luís Correia com 10 Unidades; Floriano com 4 Unidades – uma delas de cinco andares em construção; Picos com 4 unidades; SRNonato 2 unidades; São João do Piauí uma unidade; Guaribas uma unidade; Acauã uma unidade; Piripiri duas unidades; Bom Jesus uma unidade; Campo Maior uma unidade; Barras uma unidade; Oeiras uma unidade; Piracuruca, uma unidade; Teresina nove unidades e iniciando a unidade 10; Esperantina – uma unidade em implantação.

A Fecomércio ocupa três prédios – dois em Parnaíba e um em Teresina. Houve um salto na expansão física das instalações da Federação, que, antes da gestão Valdeci Cavalcante (hoje membro da APL) tinha apenas dois prédios do Sesc em Teresina e dois prédios do Sesc em Parnaíba.

O sistema possuía um prédio do Senac em Teresina e outro em Parnaíba. A Fecomércio não possuía sede. Funcionava numa garagem para automóvel de um diretor. Agora são 46 unidades para abrigar todo o Sistema, pois está sendo construído um edifício garagem de 4 andares na Rua Simplício Mendes-N.

Boa formação

Os cursos oferecidos nessas unidades são nas áreas de Gestão, Comércio, Turismo e Hospitalidade, Conservação e zeladoria, Imagem Pessoal, Informática, Comunicação, Design, Artes, Tecnologia Educacional, Idiomas, Educação Ambiental e Saúde.

O SENAC é bastante procurado por empresas para encaminhamento de ex-alunos a emprego. Esta procura deve-se à boa formação profissional recebida pelo aluno, atendendo ao projeto pedagógico da instituição que qualifica o profissional conforme o perfil exigido pelo mercado de trabalho.

Curso de Design Interior no Senac SRN (2021).
Aloana Negreiro, gerente do Senac SRN.
Acadêmicos Fonseca Neto, Plínio Macêdo, Zózimo Tavares e Elmar Carvalho à entrada do auditório.
APL reunida no auditório Herculano Moraes, no Senac SRN.
Fachada do Senac SRN, no centro da cidade.