Seduc lança projeto que leva Literatura Piauiense às escolas

Compartilhe o conteúdo!

Aula pública sobre Literatura Piauiense/Imagens: Jairo Moura.
Aula pública sobre Literatura Piauiense/Imagens: Jairo Moura.

A história da Literatura Piauiense foi contada, nesta segunda-feira (18) pela professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães, na aula inaugural do projeto de Leitura Literária intitulado “Conhecendo a Literatura de Expressão Piauiense”, da Secretaria Estadual de Educação.

Professores, acadêmicos, superintendentes, gerentes, diretores de escolas e estudantes acompanharam a aula, no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP), localizado no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina.

O evento marcou o lançamento do Projeto Literatura de Expressão Piauiense nas Escolas: potencialidades para a formação de estudantes leitores”.

Na abertura, o secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou que o programa será um fortalecimento do ensino e aprendizagem da literatura piauiense nas escolas da rede estadual, em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL).

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, afirmou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, assumia uma nova postura em relação ao ensino de Literatura Piauiense.

Formação e importância da Literatura

Na aula que ministrou a seguir, a professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães discorreu sobre as origens da Literatura Piauiense, sua evolução e a importância das obras literárias para o desenvolvimento cultural e social do Piauí.

Além do presidente da APL e da palestrante, estiveram presentes os acadêmicos Magno Pires (vice-presidente da APL), Felipe Mendes, Teresinha Queiroz e Fides Angélica (presidente eleita da Academia).

Também participou do lançamento do projeto de leitura literária o deputado federal Merlong Solano (PT).

Ele é o autor da lei que recomenda que pelo menos 30% das obras paradidáticas adotadas pelas escolas públicas e privadas do Piauí devem ser de autores locais.