A instalação da Academia Piauiense de Letras (APL) no município de Pedro II – a 210 quilômetros de Teresina – marcou a primeira visita oficial da instituição ao Norte do Piauí.
Através do projeto “APL Itinerante”, a Academia já se instalou este ano nos municípios de São Raimundo Nonato, berço do homem americano; Oeiras, Primeira Capital, e Floriano, Princesa do Sul do Piauí.
O projeto tem o objetivo de promover o intercâmbio da APL com os polos de cultura do interior do Piauí.
A Sessão Solene de instalação da APL na cidade de Pedro II foi realizada conjuntamente com a Academia Pedro-Segundense de Letras e Artes (APLA), na noite de sexta-feira (10/11), no auditório do Memorial Tertuliano Brandão Filho, sob a presidência do acadêmico Zózimo Tavares.
O evento foi aberto com a exibição do filme “Sonho que saiu do papel”, sobre a história da Academia Piauiense de Letras. O documentário, produzido pelo documentarista Luciano Klaus, foi lançado em 2021.
A professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães proferiu palestra em torno do tema “Literatura Piauiense: Formação do Sistema Literário Estadual”.
Recepção
O discurso de recepção da Academia foi pronunciado pelo acadêmico e deputado Wilson Brandão, que fez um breve relato sobre a história do município.
Ele destacou também a contribuição de Pedro II para a Literatura Piauiense, mencionando, entre outros, o professor Wilson de Andrade Brandão, seu pai e ex-presidente da APL.
A prefeita Elisabete Brandão também se pronunciou dando as boas-vindas à comitiva da Academia.
O presidente da APLA, Pedro Barros, falou sobre o trabalho cultural da instituição e a alegria de receber a Academia Piauiense de Letras.
O presidente da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, também membro da APLA, destacou a importância da presença da APL em Pedro II.
À Mesa de Honra estiveram presentes ainda o presidente da Câmara Municipal de Pedro II, Carlos José de Oliveira Santos, e o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, Viriato Campelo, que representou o reitor Gildásio Guedes.
Presenças
Além do presidente Zózimo Tavares, estiveram presentes ao evento os acadêmicos Carlos Evandro, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fides Angélica (secretária geral), Fonseca Neto (1º secretário), Itamar Costa, Jonathas Nunes, Luiz Ayrton Santos Júnior, Nelson Nery Costa (ex-presidente e atual presidente do Conselho Estadual de Cultura), Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo, Reginaldo Miranda (ex-presidente), Socorro Rios Magalhães e Wilson Brandão.
O Núcleo Feminino da APL se fez presente através das acadêmicas Fides Angélica e Socorro Rios Magalhães e de Elisabete Brandão, Dirce Fonseca, Edilane Arêa Leão Costa, Fátima Carvalho, Lavínia Brandão, Máira Nunes, Regina Tavares e Rita Martins Eulálio.
Convidados
A professora Márcia Evelin, escritora de literatura infantil; o professor Tadeu Queiroz; o teatrólogo Ací Campelo e a professora Raimunda Celestina, da Universidade Estadual do Piauí, integraram a comitiva da APL como convidados especiais.
A sessão solene da APL/APLA foi transmitida ao vivo pelo canal da Academia Piauiense de Letras no YouTube. Veja aqui:
Imagens: Jairo Moura/APL