Governador destaca protagonismo feminino na APL

Compartilhe o conteúdo!

Governador cumprimenta nova presidente da APL.
Governador cumprimenta nova presidente da APL.

A posse da Diretoria da Academia Piauiense de Letras para o biênio 2024-2026 foi um dos grandes momentos da instituição.

O evento foi prestigiado por altas autoridades do Piauí, como o governador Rafael Fonteles, que enalteceu o protagonismo feminino também nas letras com a posse da professora e advogada Fides Angélica na presidência da APL.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, destacou que Fides Angélica foi a primeira mulher eleita presidente de uma das 27 Seccionais da OAB no Brasil em 92 anos de OAB.
Também foi a primeira mulher reeleita e até agora a única eleita por três mandatos como Presidente da OAB.
Ocupou 11 mandatos eletivos no sistema OAB. Além de presidente da OAB, foi Secretária Geral, Conselheira Federal por 6 mandatos e Diretora Geral da Escola Nacional da Advocacia, criando a Escola no Piauí em 1997, sendo um marco no ensino jurídico do Estado.

O acadêmico Zózimo Tavares afirmou que se despedia da presidência da APL com a certeza de que deixava a Academia em boas mãos.

Ele informou que Fides Angélica tem 30 anos na Casa de Lucídio Freitas, já foi vice-presidente da APL e, na última gestão, exerceu o cargo de secretária geral.

“A Secretaria Geral é uma espécie de Prefeitura da Academia, mas a professora Fides foi a nossa primeira-ministra”, brincou, ao destacar a colaboração dela para a gestão que se findava.

Além de Fides Angélica, outra mulher integra a nova Diretoria da APL, a professora Socorro Rios Magalhães, 1ª secretária.

Também se fizeram presentes à cerimônia de posse os reitores da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, e da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto.

O professor e jurista César Barros Leal, da Academia Cearense de Letras e amigo da nova presidente, prestigiou o evento.

A cerimônia foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Piauí.

Antes da posse dos novos dirigentes da APL foi exibido um videodocumentário sobre as atividades da academia.

(Imagens: Jairo Moura)