Felipe Mendes faz palestra em Oeiras e relata sobre sua descoberta de mapas raros

Compartilhe o conteúdo!

q

“O Piauí do tempo da mudança da capital” foi o tema da palestra proferida segunda-feira (14), às 20h, pelo economista, professor e acadêmico Felipe Mendes, no Cine Teatro de Oeiras. O evento foi realizado pelo Instituto Histórico do município (IHO).

Além do tema, Felipe Mendes explanou sobre sua recente descoberta de uma importante documentação cartográfica do Piauí e do Maranhão. Mapas raros de Gustavo Dodt, do Delta do Parnaíba e da primeira capital do Piauí, berço da história e da colonização do Estado.

“Na palestra, falei ainda sobre esse fato inusitado em que, depois de pesquisar em Teresina e viajar ao Maranhão, fui ao Rio de Janeiro visitar os arquivos históricos do exército. Eles me mandaram todos os mapas arquivados do Piauí e do Maranhão. Fotografei esses mapas, inclusive o mapa do Gustavo Dodt, do rio Parnaíba inteiro, e outros mapas do delta do Parnaíba. Esses mapas históricos não existem nem aqui e nem no Maranhão. Inclusive uma documentação cartográfica de Oeiras, do ano de 1809, em perfeito estado”.

Felipe Mendes explicou que fará a doação de todos os mapas, que ele digitalizou e emoldurou, aos Arquivos Públicos do Piauí e do Maranhão.

Além da palestra, o acadêmico fez doação ao IHO de uma planta da cidade de Oeiras, datada de 1809, digitalizada e impressa, cópia de documento existente no Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro.