APL instala-se em Pedro II sexta e sábado

Compartilhe o conteúdo!

Memorial Tertuliano Brandão, em Pedro II.
Memorial Tertuliano Brandão, em Pedro II.

A Academia Piauiense de Letras se instala nesta sexta-feira (10/11) no município de Pedro II, a Capital da Opala, a 208 quilômetros de Teresina.

A APL cumprirá uma programação cultural conjunta com a Academia Pedro-Segundense de Letras (APLA) e a Prefeitura Municipal de Pedro II.

O programa será aberto às 19h30, com Sessão Solene, no Memorial Tertuliano Brandão Filho, no Centro da cidade, seguida de sarau lítero-musical, na residência do acadêmico Wilson Brandão.

A agenda tem prosseguimento na manhã de sábado com tour dos acadêmicos e convidados pelos principais pontos turísticos de Pedro II, também chamada de “Suíça Piauiense”, pela sua temperatura amena.

APL Itinerante

A instalação da Academia Piauiense de Letras em Pedro II, durante dois dias, dá prosseguimento ao “Projeto APL Itinerante”.

Segundo o presidente da instituição, Zózimo Tavares, a iniciativa tem o objetivo de estreitar o relacionamento da APL com os polos de cultura do interior do Piauí.

O projeto já levou a Academia, incorporada, aos municípios de São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano.

Memorial

O Memorial Tertuliano Brandão Filho, onde a APL vai se instalar oficialmente, é um prédio histórico da cidade tombado em 1992.

A edificação, da década de 20, está localizada no Centro de Pedro II. Possui linhas neoclássicas marcantes, onde pode-se constatar a utilização de platibandas e ricas balaustradas em ferro trabalhado.

O imóvel pertenceu à família do Deputado Milton Brandão (1916 – 1985), que, através de instrumento público de testamento, fez sua doação ao Patrimônio Cultural do Piauí, para ser utilizada como Memorial com o nome de seu pai.

A fim de concretizar esse objetivo, a Secretaria de Cultura do Estado promoveu a restauração do imóvel em 1987, visando resguardar as características originais de tal patrimônio arquitetônico.

Seu acervo é composto por 800 peças, sala da família, sala em memória do deputado Tertuliano Brandão, biblioteca com 988 volumes, auditório e lojas de artesanato.