APL faz sessão no berço do homem americano

Compartilhe o conteúdo!

11

Três momentos marcaram a sessão solene especial da Academia Piauiense de Letras realizada ontem (21/01) à noite em São Raimundo Nonato.

Na primeira parte, foi exibido o documentário O sonho que saiu do papel, filme sobre a história da APL, com duração de 22 minutos e direção do documentarista Luciano Klaus.

Em seguida, houve a exibição do videopoema Miragens da Serra da Capivara, do poeta e acadêmico Elmar Carvalho, com declamação do autor.

Na segunda, foi proferida palestra do historiador e acadêmico Fonseca Neto sobre a contribuição de São Raimundo Nonato à história da humanidade.

Por fim, houve o lançamento do livro Piauí – Terra Querida, Filha do Sol do Equador, do jornalista André Pessoa.

Interiorização da APL

A sessão da APL foi realizada no auditório Herculano Moraes, no SENAC de São Raimundo Nonato, sob a presidência do acadêmico Zózimo Tavares.

Participaram da sessão, ainda, os acadêmicos Elmar Carvalho, Francisco Miguel de Moura, Magno Pires (vice-presidente da APL), Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo e Reginaldo Miranda.

O evento contou com a participação da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro; da vereadora Katiúscia, representando a Câmara Municipal; da diretora local do SENAC, Aloana de Araújo Gomes Negreiro; e do representante da OAB-PI, Alexandre Cerqueira da Silva, além de outros convidados.

O presidente da APL informou que se tratava de uma sessão histórica, a primeira que a Academia realizava fora de sua sede, em Teresina, dando início ao programa de interiorização de suas atividades.

Acadêmicos Plínio Macêdo, Magno Pir4es, Zózimo Tavares, Reginaldo Miranda, Oton Lustosa, Fonseca Neto e Elmar Carvalho com André Pessoa.