APL abre inscrições para eleger três novos imortais

A Academia Piauiense de Letras lançou edital de inscrições para candidatos e fará a eleição para preenchimento de três cadeiras. As vagas surgiram após o falecimento dos imortais Jesualdo Cavalcanti Barros, João Paulo dos Reis Velloso e Paulo de Tarso Mello e Freitas. Com o novo pleito, serão ocupadas as cadeiras 03, 17 e 24.

 

Os interessados terão 30 dias, segundo o edital, para efetuarem suas inscrições. O documento estipula que os candidatos devem ser piauienses ou residirem no Estado há mais de 10 anos. Além disso, devem ter ao menos um livro publicado. As inscrições devem ser feitas na sede da Academia, localizada na avenida Miguel Rosa, 3300, centro/sul no horário de 8h às 13h.

 

Falecido no dia 22 de fevereiro deste ano, Jesualdo Cavalcanti Barros ocupava a cadeira de número 03. Recentemente a APL lançou o livro ‘Tenho Dito, Artigos, Discursos e Ideias’, de sua autoria, em uma homenagem póstuma ao Acadêmico.

 

Já o economista João Paulo Reis Velloso ocupava a cadeira de nº 17 na Academia, preparava o livro “A Solidão do Corredor de Longa Distância” sobre economia mundial e brasileira até 2012 quando faleceu, em fevereiro deste ano. Em junho a APL homenageou Reis Velloso num panegírico prestigiado por seu filho, João Marcos Velloso, pelo Governador do Estado Wellington Dias, escritores e autoridades locais.

 

O desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas faleceu no dia 23 de janeiro deste ano. Além de renomado professor das disciplinas de as disciplinas de Direito Judiciário, Civil, Penal, Penitenciário, Eleitoral e de Organização Judiciária da Universidade Federal do Piauí – UFPI, foi o primeiro juiz auditor da Justiça Militar do Piauí; jornalista; diretor da revista Piauí Judiciário; membro do Conselho Penitenciário; presidente da Associação dos Magistrados Piauienses e escritor ocupante da cadeira 24 da APL.

 

A eleição para a ocupação das três vagas está marcada para outubro deste ano. Os eleitos deverão atingir maioria absoluta de votos entre os imortais.