O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) prestou, nesta quarta-feira (30/8), uma homenagem póstuma ao médico Raul Macêdo.
A homenagem faz parte do programa “Somos parte dessa história”, desenvolvido pela Justiça do Trabalho piauiense.
Raul Macêdo foi o primeiro médico nascido no município de São Raimundo Nonato.
Ele residiu e trabalhou no imóvel que, atualmente, sedia a Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato.
Durante a solenidade, o presidente do TRT-22, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, destacou que a homenagem é uma forma de demonstrar o compromisso da Justiça do Trabalho com o resgate de fatos históricos importantes para as comunidades dos lugares em que está inserida.
“Essa é uma homenagem que se soma a outras já ocorridas na cidade, in memoriam, ao ilustre médico, que se destacou pela sua humanidade e trabalhou principalmente para servir à comunidade de sua terra natal e arredores”, afirmou.
A homenagem inclui uma placa a ser aposta no prédio da Vara do Trabalho, contendo a informação de que naquele imóvel residiu e exerceu o seu ofício.
Em discurso de agradecimento, o professor Plínio da Silva Macêdo, filho do homenageado, lembrou os ensinamentos do pai e a importância do resgate da história para as futuras gerações.
“Agradeço e parabenizo pela iniciativa conjunta da AMB-PI e da Justiça do Trabalho pelo resgate de memória”, disse.
Presenças
A cerimônia contou com a presença de desembargadores e juízes do TRT, incluindo os desembargadores ex-presidentes do TRT-22ª Região Piauí, Des. Arnaldo Boson Paes, Des. Liana Ferraz e o Des. Francisco Meton Lima, sob a Presidência do Des. Presidente Marco Aurélio Lustosa Caminha.
Também prestigiaram o ato os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí, Des. Francisco Antônio Paes Landim Filho, Des. Edvaldo Moura, ambos Membros Titulares da Academia de Letras da Magistratura Piauiense; Des. Pedro de Alcântara da Silva Macêdo, filho do homenageado; Presidente da Academia Piauiense de Letras-APL, Jornalista Zózimo Tavares , Acadêmicos Elmar Carvalho e Reginaldo Miranda e o poeta Salgado Maranhão, Membro Titular do PEN Clube do Brasil e confrade do Acadêmico Plínio Macêdo.
Dentre outras autoridades presentes, destacaram-se o representante do Governador Rafael Fonteles (que se encontrava em Reunião em Brasília), Anderson Vieira, Diretor Jurídico do Palácio de Karnak; o Procurador Federal do Tesouro Nacional, Dr. Lourenço Menezes da Silva, além dos filhos do médico homenageado, Fernando Macêdo, “Professor Doutor Antônio Macêdo”- Professor de Pediatria do Curso de Medicina da UFPI, e Paulo Macêdo, a sobrinha médica Cléa Macêdo, prima Nicinha Macêdo e o advogado Waldemar Fernandes, dentre outros familiares e amigos presentes.
Cumprimentos
Justificaram ausência e mandaram cumprimentos o ex-Reitor da UFPI, Prof. Pedro Leopoldino Ferreira Filho, atual Chefe do Setor Médico do TJPI; ex-deputada federal Margarete Castro Coelho (que se encontrava em Brasília no momento da solenidade); e Prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.
O professor Plínio Macêdo recebeu cumprimentos, ainda, pela homenagem póstuma a seu pai, dos acadêmicos Elmar Carvalho, Hugo Napoleão, Cid Dias, Anfrísio Neto, Carlos Evandro, Oton Lustosa, Fides Angélica, Dagoberto Carvalho Júnior, Magno Pires, Felipe Mendes, Nelson Nery e Dilson Lages.
O professor e acadêmico Plínio da Silva Macêdo escreveu em parceria com a médica Marina Macêdo o livro “Médico, Medicina e Humanismo no Sertão”, biografia do Dr. Raul Macêdo publicada em 2011 pela Editora Novo Século.
(Com informações e imagens do TRT-22ª Região)
Solenidade em homenagem ao Dr. Raul Macêdo, no TRT-PI.