O presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Zózimo Tavares, destacou a implantação do ensino de Literatura Piauiense e o projeto “APL Itinerante” como duas grandes ações no ano que se finda.
Ele disse que o ano se encerra com a aula pública da Secretaria de Educação representando a adesão do Governo do Estado à adoção do ensino de Literatura Piauiense.
A aula foi ministrada no último dia 18 pela professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães, com a presença do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.
Segundo o presidente da APL, a aula abriu o projeto de formação de professores para a implantação da disciplina Literatura Piauiense nas escolas da rede estadual de ensino.
Zózimo Tavares lembrou que o Instituto Federal do Piauí (IFPI) largou na frente, cobrando conhecimentos de Literatura, História e Geografia do Piauí no seu vestibular deste ano.
“APL Itinerante”
Através do projeto “APL Itinerante”, a Academia se fez presente em quatro municípios do Piauí, em 2023: São Raimundo Nonato (berço do homem americano); Oeiras (Primeira Capital); Floriano (Princesa do Sul) e Pedro II (Capital da Opala).
A sessão solene de instalação da Academia em Oeiras contou com a presença do governador Rafael Fonteles, de parte de sua equipe e de autoridades locais.
O projeto levou a APL também, durante o ano, à sede da OAB-PI (duas vezes), ao prédio onde foi fundada e instalada, em 1917), e à Universidade Federal do Piauí.
Além disso, a APL foi representada por seu presidente em eventos realizados em Água Branca, São Raimundo Nonato, Pedro II, Campo Maior, São Luís do Maranhão e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
O presidente da APL destacou, ainda, a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para debater a implantação do ensino de Literatura Piauiense, realizada em agosto, por iniciativa do deputado Franzé Silva (PT).
Acadêmica Socorro Rios Magalhães
Secretário de Educação, Washington Bandeira.
Reitor do IFPI anuncia Literatura, História e Geografia do Piauí no vestibular.
APL pela primeira vez em São Raimundo Nonato, em janeiro de 2023.
APL em sessão conjunta com o Instituto Histórico de Oeiras.
APL em Floriano, em sessão conjunta com a ABELARTES.
Instalação da APL em Pedro II, em sessão conjunta com a APLA.
APL reunida no Salão Nobre da Reitoria da UFPI.
APL volta ao local de sua fundação, 100 anos depois.
Audiência pública sobre Literatura Piauiense.