Na manhã deste sábado (07), às 10h, a Academia Piauiense de Letras realizou mais uma edição do projeto Assembleia Acadêmica: Oficineiro Literário, evento interno que reúne acadêmicos em torno do exercício do pensamento crítico e da partilha de conhecimentos plurais. A atividade, de caráter formativo e interdisciplinar, recebeu como convidado o médico cardiologista e acadêmico Itamar Costa, que conduziu uma reflexão sobre a evolução histórica e os desafios do transplante de coração.
Com seu estilo narrativo envolvente e embasado, o acadêmico traçou um panorama desde os primórdios da técnica até os avanços contemporâneos da medicina, destacando o caráter humanitário e científico desse procedimento cirúrgico que representa, muitas vezes, a última esperança para pacientes com insuficiência cardíaca grave.
“O primeiro transplante de coração no mundo foi realizado em 1967, pelo cirurgião sul-africano Christiaan Barnard, na Cidade do Cabo. Já no Brasil, o marco histórico se deu em 1968, pelas mãos do médico Euryclides Zerbini, no Hospital das Clínicas de São Paulo”, explicou o palestrante, que ainda abordou aspectos éticos, técnicos e emocionais envolvidos nas doações e nos processos de recuperação dos pacientes transplantados.
O transplante cardíaco, como pontuado por Itamar Costa, é reservado a casos em que não há mais resposta a tratamentos convencionais, sendo indicado para doenças cardíacas congênitas, cardiopatias dilatadas e outras enfermidades que comprometem irreversivelmente a função do coração.
Autor de obras que transitam entre o campo da medicina e da literatura, o acadêmico possui em sua bibliografia títulos como “Um hospital de excelência no céu”, “Da Bula à Literatura” e “Coronárias do tempo”, que entrelaçam sensibilidade, conhecimento técnico e olhar poético sobre a experiência humana com a saúde, o tempo e o destino.
Mais uma vez, a APL reafirma, por meio de seus encontros internos, o compromisso com a promoção do conhecimento em suas múltiplas manifestações, ampliando o diálogo entre ciência, arte e literatura.