O que vai cair sobre Literatura Piauiense no concurso da Assembleia

Compartilhe o conteúdo!

Do edital do Concurso da Assembleia/Reprodução.
Do edital do Concurso da Assembleia/Reprodução.

O povoamento pré-colonial do Piauí; vestígios arqueológicos e sítios históricos; formação dos povoados e vilas; manifestações culturais e desenvolvimento contemporâneo são aspectos da História do Piauí que constam do programa do concurso da Assembleia Legislativa, ora em andamento.

Na parte de Geografia, os candidatos deverão ter conhecimentos de questões como divisa com outros estados; principais tipos de clima; tipos de vegetação predominante; recursos hídricos; relevo e população, entre outros.

Conforme ainda o edital do concurso, sobre Literatura Piauiense, os candidatos deverão conhecer autores e obras de destaque no romance, contos e crônicas; na Literatura de Cordel e no Jornalismo Literário.

Também deverão se posicionar sobre como a Literatura Piauiense reflete a identidade e a diversidade cultural do Estado e sua importância na preservação e divulgação da cultura piauiense, entre outros aspectos.

Literatura Piauiense nos concursos

Com a exigência desses conteúdos, a Assembleia Legislativa atende pedido da Academia Piauiense de Letras, em cumprimento da Lei nº 7.323/2019, de autoria do deputado Evaldo Gomes.

Esta lei dispõe sobre a obrigatoriedade de questões de questões de conhecimentos regionais nas provas de concurso público promovido no Piauí.

As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa foram prorrogadas para o dia 6 de dezembro próximo. São ofertadas 200 vagas para níveis superior e médio e salário de até R$ 4 mil.

Veja o programa de Literatura, História e Geografia do Piauí: