Literatura Piauiense nas escolas: projeto de formação vai até o final de 2024

Compartilhe o conteúdo!

Professora Viviane Faria, superintendente de Educação Básica da Seduc/Imagens: Jairo Moura
Professora Viviane Faria, superintendente de Educação Básica da Seduc/Imagens: Jairo Moura

O projeto “Literatura de Expressão Piauiense nas Escolas: potencialidades para a formação de estudantes leitores”, lançado na segunda-feira (18), pela Secretaria Estadual de Educação, vai se estender até novembro de 2024.

O projeto tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita, e a criticidade no estudante do Ensino Médio por intermédio da literatura de expressão piauiense, para que interaja e possa integrar a sua realidade na condição de cidadão crítico, apto a exercer o seu direito de acesso e fruição da produção artístico-literária.

O projeto incluirá diversas atividades, utilizando procedimentos metodológicos direcionados para dois públicos, sendo os professores de Língua Portuguesa e os estudantes.

Formação

“Esse é mais um projeto de formação de professores e, com essa aula inaugural aqui, hoje, e com essa proposta de aquisição de livros, iremos garantir uma leitura qualificada. Essa é a primeira de várias formações que ocorrerão no decorrer do próximo ano”, afirmou a superintendente de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação, Viviane Faria.

Segundo ela, “os nossos estudantes terão a oportunidade de conhecer a história e a literatura piauiense. Esse é o nosso foco e é por isso que nós acreditamos nessa melhoria da qualidade educacional”.
O projeto foi lançado pelo secretário de Educação, Washington Bandeira, com aula pública da professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães sobre a Literatura Piauiense.

Acadêmica Socorro Rios Magalhães ministra aula sobre Literatura Piauiense.