O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) instalou hoje (28/09), no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato, o Seminário Brasil em Números.
A abertura do evento foi feita pelo superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, com a presença da jornalista e pesquisadora Isabela Torres, representante nacional do Instituto e organizadora do Projeto Brasil em Números; técnicos do órgão, professores, estudantes e outros convidados.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da solenidade e destacou a importância das pesquisas do IBGE para a formulação de políticas públicas.
Como jornalista, o acadêmico citou também a contribuição dos trabalhos do instituto nas pautas diárias da imprensa para melhor informar à população.
O acadêmico e historiador Fonseca Neto, 1º secretário da APL, também participou da abertura. Ele é um dos palestrantes do evento.
Dados do Piauí
O superintendente do IBGE informou que o Censo 2022 coletou dados em 1,7 milhão de endereços no Piauí.
Os dados dão conta da existência de mais de 7 mil pessoas que se declararam indígenas e mais de 31 mil se declararam quilombolas no Estado.
Outros retratos do Piauí, relativos a emprego, saúde, renda e saneamento, por exemplo, serão disponibilizados a partir de agora pelo IBGE.
O evento vai se prolongar por todo o dia na Univasf, com palestras, apresentação de artigos e discussões.
Nesta sexta-feira (29), o IBGE lança, às 16h, no Museu da Natureza, a publicação anual Brasil em Números 2023, com informações atualizadas e análises de diversas áreas e aspectos da realidade brasileira.
(Imagens: Luciano Klaus)
Leonardo Passos, superintendente do IBGE no Piauí, na UNIVASF.
Isabela Torres, coordenadora do Projeto Brasil em Números.
Presidente da APL destaca importância do trabalho do IBGE.