Floriano recebe a APL pela primeira vez

Compartilhe o conteúdo!

Abertura da Sessão Solene da APL em Floriano.
Abertura da Sessão Solene da APL em Floriano.

A Academia Piauiense de Letras instalou-se, oficialmente, neste final de semana (16 e 17/06), no município de Floriano – a 250 quilômetros ao Sul de Teresina –, dando sequência ao projeto APL Itinerante.

O ponto alto da visita foi a realização de Sessão Solene Especial, na sede da Fundação Floriano Clube, conjuntamente com a Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba.

Na ocasião, o acadêmico Jonathas Nunes, que viveu em Floriano durante 15 anos, a partir dos 4 meses de idade, proferiu palestra em nome da APL e lançou o livro de memórias De Floriano para o mundo.

APL Itinerante

Ao abrir a solenidade, o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, informou que o projeto APL Itinerante foi aberto em janeiro passado, em São Raimundo Nonato, berço do homem americano.

Em seguida, a APL se instalou em Oeiras, a Primeira Capital, na celebração dos 200 anos da Independência do Piauí.

Conforme o presidente da APL, o objetivo deste projeto é justamente promover a integração da centenária Academia com os polos de cultura do interior.

Também fizeram uso da palavra o acadêmico José Alfredo Gazin, representando a ALBEARTES; a presidente da Fundação Floriano Clube, Zilma Neiva; e o prefeito Antônio Reis.

Visitas

Em Floriano, os acadêmicos e comitiva visitaram o Teatro Cidade Cenográfica, onde é montada a peça “Paixão de Cristo”; a sede da ALBEARTES e os prédios históricos Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara e o Espaço Cultural Maria Bonita.

Os acadêmicos e comitiva visitaram também a Escola Municipal Padre Pedro Barroso, o Museu Iconográfico Laboratório Sobral e a Faculdade de Ensino Superior de Floriano.

O prefeito de Floriano, Antônio Reis, professor aposentado da Universidade Federal do Piauí, participou de todos os eventos, juntamente com a primeira dama e equipe de auxiliares e o presidente da Câmara Municipal, vereador Joab Curvina.

A APL se fez presente em Floriano através dos acadêmicos Carlos Evandro, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fonseca Neto (1º secretário), Jonathas Nunes, Oton Lustosa, Plínio Macêdo, Reginaldo Miranda, Tony Batista, Wilson Brandão e Zózimo Tavares (presidente).

In memoriam

O presidente da APL dedicou a sessão à memória dos escritores Esmaragdo de Freitas, Pedro Borges da Silva, Honório Portela Parentes, João Coelho Marques, J. Miguel de Matos e José Expedito Rego – todos florianenses e que integraram a Academia Piauiense de Letras.

A sessão foi dedicada, ainda, à memória do escritor Herculano Moraes, que não nasceu na cidade, mas foi um dos fundadores da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano, presidida pelo jornalista e escritor Bruno dos Santos.