“Política nas Forças Armadas” foi o tema da palestra proferida pelo deputado e médico Flávio Nogueira ontem (29/04), na Academia Piauiense de Letras.
Ele discutiu o papel dos militares brasileiros ao longo da história, desde a instalação da República, no final do século XIX, passando pelo Movimento Tenentista, na década de 1920, e pelo golpe de 1964, até chegar aos dias atuais.
Durante a palestra na APL, Flávio Nogueira pontuou que há uma relação negativa entre a relevância política dos militares e a qualidade da democracia brasileira.
Ele lembrou que, na história republicana, o país já teve 10 presidentes militares, sendo que apenas três foram eleitos pelo voto direto.
O parlamentar enfatizou que os militares precisam se limitar ao seu papel constitucional, que é de grande importância para a manutenção e o fortalecimento da democracia.
Parceria APL/UFPI
O evento foi realizado pela APL em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através de seu Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (NEPE), coordenado pelo professor Cleber de Deus, doutor em Ciência Política.
O vice-reitor Viriato Campelo prestigiou a palestra, juntamente com acadêmicos, professores, estudantes, pesquisadores e outros convidados.
A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da APL, acadêmico Magno Pires.
Flávio Nogueira é o coordenador da bancada federal do Piauí no Congresso Nacional e estudioso dos temas políticos, já tendo publicado um livro sobre o assunto.