A Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress) recebeu hoje (27/07) várias coleções doadas pela Academia Piauiense de Letras.
Os livros foram entregues à bibliotecária Hanne Kristoffersen, do escritório de representação da Library of Congress no Brasil.
A bibliotecária passou a semana em Teresina adquirindo livros de autores piauienses.
Ela esteve também na Livraria da Universidade Federal do Piauí e em livrarias comerciais.
As coleções da APL foram entregues pelo presidente da Academia, Zózimo Tavares, e pelo tesoureiro da instituição, acadêmico Humberto Guimarães.
Os livros doados pela APL para a Biblioteca do Congresso Americano compõem as Coleções Centenário e Século 21, além de publicações avulsas.
Library of Congress
A Library of Congress é a biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos. Fundada em 1800, é a instituição cultural mais antiga do país e uma das mais prestigiadas do mundo.
Instalada em três edifícios, em Washington, a Biblioteca do Congresso Americano possui mais de 155 milhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais, revistas, mapas, vídeos e gravações de áudio, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas.
É a maior biblioteca do mundo, tanto em espaço de armazenagem como no número de livros, com mais de 32 milhões de títulos catalogados.
A biblioteca é aberta ao público em geral para pesquisa acadêmica. Os turistas também podem visitá-la.
O presidente da APL afirmou que estava muito contente de saber que a maior biblioteca do mundo está interessada em obras de autores piauienses, enquanto no Piauí e no Brasil as bibliotecas públicas, em geral, chegam a desprezar os livros, alegando falta de espaço físico.
Livros de autores piauienses doados à Biblioteca do Congresso Americano.
Biblioteca do Congresso Americano.